publicidade


O Barcelona e os Beatles

por Tironi em 27.abr.2012 às 11:43h

Os Beatles foram geniais. Separados, pelo menos três dos seus integrantes foram muito bons. Percebe a diferença entre “geniais” e “muito bons”? O fato é que cada um dos Fab Four se completava e o todo era maior do que cada um separadamente.

É a mesma impressão que passa este Barcelona. Xavi, Iniesta, Messi, etc, etc (já percebeu como esta turma é citada no século 21 como Pelé, Pagão e Pepe, etc no século 20?) + Guardiola formam um todo que parece ser mais do que a soma de suas partes.

Este Barcelona é um momento sublime da história do futebol e que não acontece todos os dias. Pelo contrário, momentos assim demoram tanto para aparecer que, quando aparecem, as reações são extremas: adoração total (estou deste lado do time) ou raiva irracional.

Por ser um momento tão especial e único, as comparações a partir de agora soam até como injustas: como comparar qualquer coisa daqui para frente com o Barcelona? Imagine o quanto o próximo trabalho de Guardiola precisa ser excepcional para se equiparar com o que ele fez no Barcelona. Imagine o que o clube catalão terá de fazer a partir de agora para o torcedor e os amantes do futebol não terem saudade do time atual.

O Barcelona seguirá como clube. Guardiola seguirá como técnico (depois das férias que ele prometeu tirar). Assim como cada um dos Beatles seguiu sua carreira solo após o fim da banda. O que é mais relevante para a história da música: os Beatles ou a carreira solo de cada um deles?

Tags: , ,

29 comentários para “O Barcelona e os Beatles”

  1. David disse:

    Sendo sincero, não gosto do futebol atual do Barça. É um time bom por saber fazer o que se propõe, mas falta o improviso, um algo a mais, que o Barça de 05/06, por exemplo, possuia. O messi é o imponderável desse time, mas ainda assim acho pouco. Quando vejo um jogo do Barça, fico entediado e não maravilhado, que era o que acontecia quando eu via o Barça da era Ronaldinho, ou o Real de 2002, ou videos do Brasil de 58, 70 e 82. Mesmo o Brasil da era Ronaldo 98-06 dava gosto de ver e jogava com posse de bola, no ataque o tempo todo e com uma beleza futebolística que eu não consigo enxergar nesse Barça da era Guardiola.
    Não entendam mal, esse time é um dos melhores da história, os números não mentem. A regularidade dele fala por si só: 13 títulos em 19 disputados, o seu principal jogador batendo recorde atrás de recorde e ainda aparecendo bem em praticamente todas as finais que o time disputou; pouquíssimas derrotas registradas, tanto que vira notícia; e liderença em praticamente em todas as estatísticas de jogo. Porém, o jogo do Barça é mecânico e monótono, com eventuais lampejos individuais do Messi, que mesmo sendo genial, evita as jogadas de efeito em detrimento do coletivo. Eles ganham pois os jogadores são muito bons e a proposta é boa: posse de bola e recuperação rápida desta.
    Minha opinião é que esse ainda não é o futebol-arte que gostaríamos de ver de volta aos gramados, sendo que o mais próximo disso que vi nos últimos anos foi o Brasil de 2005, o Barça 2003-2006 e o Santos de 2010. Enquanto a maioria celebra esse Barça atual, fico na esperança de ver algo ainda melhor.

  2. De fato, aliás como já foi dito, ” o ciclo por um motivo ou outro, sempre se encerra” e duvido muito que o Barça consiga manter este padrão de jogo, até porque é preciso ressaltar que os seus grandes rivais aprenderam a marca-lo.

  3. DanieLBCA disse:

    Beatles maior banda da historia do mundo POP ROCK. Barcelona grande time, agora se montar um time só com jogadores espanhois seria o mesmo Barcelona??? Conserteza não!!!
    O amigo comparou Beatles com Mamonas Assasinas tenso !!! No Brasil só existe 1 ”Legião Urbana”.
    Acho que faltou 1 jogador nesse timaço do Barcelona e teria Futebol de sobra pra isso o meia ALEX do Fenerbaçh. Genio da perna esquerda desde Rivelino não tinha aparecido um jogador canhoto com habilidade, cobra falta, chuta bem com as duas pernas, cabeceia bem, otimo passe, não se prende na marcação. Foi injustiçado em 3 copas seguidas. 2002/2006/2010, em que Ronaldinho Marketing gaucho, Kaka, Rivaldo, Ricardinho, Julio Batista, Alex atual no corinthians, Tiago Neves. Em que esses caras são Melhor que o Genio Alex ???

    Acho que faltou empresario para o meia Alex jogar em um grande time da Europa, Porque se no Palmeiras Ele foi Genial no Cruzeiro ele foi Magico.

  4. marco brasil disse:

    Na mosca.
    abs

  5. Douglas de Souza disse:

    Ganhar titulos com o barça é facil, quero ver ele fazer o gaymio ganhar um campeonato que não ganham faz mais de decada….

  6. david disse:

    FODA É VÊ A LIGA DOS CAMPEÕES E DEPOIS LIGA A TV PRA VE O LIXO QUE É A LIBERTADORES, ONDE OS ESTADIOS PARECEM CURRAIS DE GADO. AGENTE NÃO É A EUROPA MAS TBM NÃO É A ETIÓPIA PRA TE ESSE LIXO DE ESTRUTURA.

  7. Kerllon Andrade disse:

    Só não entendi uma coisa: Você fala em comparações injustas e compara logo aos Beatles, como assim?

  8. Everton Martins disse:

    Grande comparação…..eu sou brasileiro e sou um fã da geração Pelé no Santos, mas duvido que jogavam como esse barça, nunca vi e acho que jamais verei time como esse, capaz de fazer de grandes e milionário clubes, um time qualquer, jogando pra cima de qualquer um e dominando com muita facilidade……

  9. acredito que o elenco do barcelona jamais esquecerá os ensinamentos do mestre Pep . ele foi um ex atleta do clube , mas o treinador que mais revolucionou o jeito de se jogar futebol . ele é de longe muito mais revolucionário que Rinus ” vice” mitchel .

  10. Sebastiao P Nunes - San Salvador disse:

    Tironi, parabéns, foi uma analogia feliz, a sua. Estou 100% de acordo que assim é. Sendo beatlemaniaco, nada mais certo. Hj infelizmente só me resta correr atrás dos shows do Paul McCartney, un verdadeiro Messi, pois o outro seria no máximo um Pedro, talvez.
    Saludos, desde San Salvador, na América Central, onde nao existem times bons e o pobre povo tem que torcer por estes dois times (Real ou Barca). Viva o Brasil!

  11. NA MINHA OPINIÃO SERÁ MUITO INTERESSANTE VER COMO O BARCELONA JOGARÁ SEM PEP GUARDIOLA !

  12. Iran Né disse:

    Caro Tironi, claro que os quatro juntos foram fantásticos. E esse time fantástico do Barça, pode muito bem continuar a dá espetáculo. Duvido que o Gaurdiola consiga montar em qualquer outro lugar do mundo um time como este. Principalmente no Chelsea, como especulasse, todos sabem que só fica de técnico no Chelsea quem rezar pela cartilha de Drogba, Lampard e Terry. E lá ele não vai ter: Messi, Iniesta, Xavi, Daniel Alves e outros menos votados.
    Um abraço !
    Iran Né

  13. Carlos disse:

    A questão não é ganhar 13 títulos em 19 disputados que é possível para qualquer grande equipe. Eu quero ver é outro clube ganhar com essa qualidade, esse futebol encantador e avassalador.

  14. assis disse:

    jogou pesado demais com o guardiola,ok ramires,talvez se fosse com o goias , quem sabe

  15. Jorge Santos disse:

    É muita babação de ovo.

  16. Rafael disse:

    Entendi os comentários postos aqui.
    Mas colocar mamonas assassinas no mesmo saco dos Beatles é sacanagem.

  17. Tiro Certo do Morumbi disse:

    O Barça é uma ideia. Deve continuar mesmo sem o Pep.

  18. Ronaldo disse:

    Ganhar 13 títulos com o Barça é fácil, quero ver ganhar 1 Libertadores com o Corinthians.

  19. gustavo disse:

    Cara, jogador excepcional só era o messi. O resto é um douglas melhorado. A diferença sempre foi o Guardiola e o Messi. E vai continuar sendo esses.

  20. Rodrigo disse:

    Sei não, mas acho que o Barça não acabou. Eles vão promover o treinador da base, sinal de que muito do que aconteceu vai continuar. Como você disse, o todo é maior que a soma das partes. É só saber trocar certo, pessoas competentes existem aos montes, nem sempre nos lugares corretos. O mais difícil já foi feito, que era atingir um nível muito alto.

    Se eles conseguissem trazer mais um atacante para jogar pelos lados (pois dá pra ver que Tello e Cuenca ainda não estão no nível dos demais), ano que vem continuará sendo Barça x resto.

  21. Realmente, fenômenos como Beatles, Mamonas Assassinas e o atual Barça, são tão marcantes que torcemos para nunca ter fim. Mas por um motivo ou por outro, o ciclo sempre se encerra. Uma grande pena! No caso do Barcelona, cabe o dito: vão se os anéis e ficam os dedos; afinal, a magia Messi, Iniesta & Cia., ainda permanece, apenas o grande regente, Pep, se ausentou do oficio. Uma grandíssima pena!

  22. Vinícius Ramos disse:

    Sobre a adoração total ou raiva irracional, vi essa coluna e achei bem legal:

    http://uipi.com.br/colunas/futebol-arte/2012/04/26/chelsea-x-barcelona-foi-um-case-de-nossa-sociedade/

  23. bem eh facil comentar sobre pessoas geniais, beatles ainda acho mais geniais pois revolucionaram gerações, assim como Pelé e Cia, talento nato e puro, mas o time do Barcelona foi um projeto muito bem estruturado de busca de talentos, tanto na base como externo, coisa de organização!

  24. Daniel Alves disse:

    Momentos só entram para a história quando eles acabam. Era hora de renovação. Esta era do Barcelona será lembrada por quem a viveu e quem ainda vai ouvir falar dela por muitas e muitas décadas.

    13 títulos dos 16 disputados… alguém conhece outra equipe que tenha feito isso?

    Abs

  25. ramires disse:

    GANHAR 13 TÍTULOS NO BARCELONA É FACIL

    QUERO VER GANHAR ELE GANHAR UM TÍTULO NO GALO MINEIRO…

  26. Leonardo Gama disse:

    Pep na seleção brasileira já!!!

  27. Pedro disse:

    Showwwwwwwwww!!!! Espero q eles reinventem a banda… digo, o time!

Deixe um comentário


.