publicidade


As imagens do Parque Olímpico do Rio

por Michel Castellar em 22.mar.2014 às 15:14h

As imagens abaixo foram tiradas por este que vos escreve ao fim da visita da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional ao Parque Olímpico dos Jogos Rio-2016, na Barra da Tijuca, Zona Oeste.

Na quinta-feira, 17 membros do COI visitaram o local por cerca de 40 minutos, onde assistiram a palestras sobre o andamento das obras nas instalações, como parte da programação da 6ª visita à capital fluminense, encerrada na sexta-feira.

Veja e tire as suas conclusões:

O terreno ao lado da Arena HSBC é o do velódromo. Atrás dele, é o destinado aos pavilhões do COT (Foto: Michel Castellar)

O terreno ao lado da Arena HSBC é o do velódromo. Atrás dele, é o destinado aos pavilhões do COT (Foto: Michel Castellar)

No quarteirão da frente será o Centro de Tênis e as quadras auxiliares. Atrás dele, onde estão os tubos pretos, o Centro Aquático (Foto: Michel Castellar)

No quarteirão da frente será o Centro de Tênis e as quadras auxiliares. Atrás dele, onde estão os tubos pretos, o Centro Aquático (Foto: Michel Castellar)

No terreno onde estão as vigas será erguido o IBC (International Broadcast Center), centro de mídia e operações de TV (Foto: Michel Castellar)

(Divulgação)

Projeto da divisão de instalações no Parque Olímpico (Divulgação)

 

Tags: , , , ,

29 comentários para “As imagens do Parque Olímpico do Rio”

  1. Michel Castellar disse:

    Olá, a todos.

    Quem quiser relembrar como foi o processo de licitação do Parque Olímpico pode acessar os links abaixo:

    http://blogs.lancenet.com.br/rio2016/2012/03/04/parque-olimpico-hora-de-abrir-os-envelopes/

    http://blogs.lancenet.com.br/rio2016/2012/03/05/parque-olimpico-vence-o-bloco-do-eu-sozinho/

  2. Carioca Original do Blog disse:

    Quanta demagogia querendo induzir as pessoas a julgamentos errados sobre as obras do parque olimpico rio 2016.

    Vila olimpica 3 predios construidos outros 28 com as fundações prontas e se verticalizando ao mesmo tempo e nenhuma foto e nenhum video, falo isso porque já vi os videos so site da prefeitura http://www.cidadeolimpica.com

    Obras que acabaram de ser licitadas a pouco tempo , já querem ver edificações significantes …. é piada kkkkkkkkkkkk

    IBC – Obras iniciadas em OUTUBRO / 2013 ” querem edificações ” kkkkkkkkkkkk

    Arena de Tenis _ Obras iniciada em NOVEMBRO /2013 ” nem edificações existe ” kkkkkkkkk

    Parque aquatico- edital lançado em 27/12/2013 – Obras iniciadas em FEV/2014 – kkkk

    Velodromo – FEV / 2014 licitação concluida – inicio 20/02/2014- já querem edificações kkkkkk

    Arena de tenis : que nem edificações significantes tem a obra principal e horizontal …. kkkkk

    Faltou tirar fotos das Obras da arena Handebool que foram concluidas as licitações 20/03/2014 para mostrar o atraso . kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Michel Castellar disse:

    Oi, Aluisio.
    Me permita dizer que o link postado (http://www.youtube.com/watch?v=CtZqu4qDzok) sobre o projeto do Rio há várias incorreções. Até porque, ele era usado durante a candidatura.

    A maior delas é quanto a disposição das instalações no Parque Olímpico. Por exemplo, o velódromo está no lugar do Centro Aquático e vice-versa.

    Outro erro é a presença do hóquei sobre grama no Parque Olímpico da Barra, quando ele foi transferido para Deodoro, assim como o rúgbi.

    Sugiro que para entender acesse o link http://www.rio2016.com/noticias/videos/rio-2016-o-salto-de-uma-cidade

    Mas ele também tem alguns equívocos: a presença do rúgbi que ainda aparece na Região do Maracanã, porque seria disputado em São Januário, e não em Deodoro. Faltou citar também a primeira fase do basquete em Deodoro. E, claro, a disposição das instalações no Parque Olímpico da Barra.

    Por isso, publiquei a foto de como elas ficarão, porque acredito ainda não existir um vídeo com a disposição. Mas vou procurar saber.

  4. eu disse:

    Vale dizer tambem que esse terreno depois vai para Odebrecht , Andrade Gutierrez e Carvalho Hosken. vai virar condominio de luxo!!!!

    e ate agora nada de autódromo em Deodoro

    • Carioca Origial do Blog disse:

      Claro que vai para construtoras, pois elas estão construindo tudo com seus próprios recursos , ao invés de recursos públicos do governo federal , estadual e municipal… e em troca ganharam o terreno que sempre pertenceu a prefeitura , que servia para 1/2 duzias de máfiosos ficarem milhonários e 6 duzias de playboyzinhos ultilizarem como parquinho de diversão como “POPO e KAKA Bueno ” filhinho do narrador esportivo Galvão Bueno, tudo bancado com dinheiro do povo a manutenção e as obras daquele antigo autódromo que estava virando um complexo de favelas ao redor….

      Quanto ao AUTODROMO DE DEODORO, EU peça ao MP autorizar a construção pois vcs acionaram o MP para impedir ao contrução em Deodoro, onde existe : TERRENO, PROJETO FINALIZADO, DINHEIRO em CAIXa, mais vcs mandaram o MP caçar a licença ambiental existente, para permanecerem eternamente em no Autodómo de Jacarepagua, achando que não estando pronto Deodoro todos permaneceriam eternamente no antigo…

      Estão agora provando do próprio veneno com o MP querendo PROPINA em DEODORO !!

      • eu disse:

        basta dar um olhada elementar no documento oficial – Matriz de Responsabilidade – especialmente às fls 20 a 23, que veremos que os R$ 4 bilhões anunciados como “recursos privados”, a serem aplicados em obras de infraestrutura e equipamentos no Parque Olímpico da Barra, são fruto do contrato feito pelo Município com as empreiteiras do Consórcio formado pela Odebrecht, Carvalho Hosken e Andrade Gutierrez. ao final das Olimpíadas, este consórcio será dono de cerca de 75 % das terras públicas no local e dos respectivos índices construtivos para construção de dezenas de prédios privados, residenciais e comerciais, com cerca de 22 andares.

        Este é o pagamento público pelas obras ditas privadas! Portanto, os recursos para pagar as obras olímpicas não são privados, mas públicos. Terras públicas somadas aos índices construtivos públicos que serão privatizados . Uma fortuna!

        • Carioca Original do Blog disse:

          O Consócio será dono da vila Olimpica , ” 38 predios” , IBC, tudo construido com dinheiro próprio.

          Tudo que está sendo construido sem licitação , é com dinheiro do consórcio e será de propriedade do consórico…

          O que está sendo construido com licitação , será os equipamentos esportivos, fixos e temporários que representam 25 % e não será de propriedade do consórcio , é dificil entender ou vc EU só quer entender aquello que lhe interessa.

          Vamos deixar de ser ignorantes e fingir ser ignorantes apenas com intuito de enganar as pessoas desprovidas de informações e de escolaridade, com este famosos falsos socialismo comunistas de araque.
          .

        • Fael disse:

          Deixa de ser imbecil ow rapaz. Esse sistema é o que vem dando certo e sendo implantado nos países de primeiro mundo. Você acha mesmo que se a prefeitura não ceder, dando uma contrapartida, incentivos seja por meio do terreno via parceria (que não será de propriedade única e exclusivamente das construtoras e sim junto com o poder público na sua administração via EOM, APO…, tanto que a exigência é de um compromisso de Bilhões cumprindo religiosamente o Master Plan, caso contrário o contrato pode ser rescindido) alguma empresa viria a se interessar no local? Jura? Quem?

          Não venha me dizer que o terreno poderia ser mais bem aproveitado se fosse integralmente do poder público… kkkk Se não foi em séculos, imagine…

          Nesse meio tempo a Prefeitura já não compromete seu orçamento com outros gastos (alô, black blocs?) e ainda vai ganhar e muito com o término e utilização da área maximizando seu potencial para o qual foi destinado. Ganha em projetos de muito maior complexidade, melhorando saneamento, vias, áreas de lazer, projetos sustentáveis, energias renováveis, revitalização e e consolidação de toda aquela área que estava se favelizando, agregando junto para si uma série de outras benfeitorias e melhorias públicas na região que já eram para ter sido feitas há muito tempo. E que sem esse empurrão PRIVADO seria muito inviável. O grande lança na Barra ligado a seu desenvolvimento sempre foi com a questão de exploração imobiliária. Acontece que agora o município resolveu trabalhar em conjunto para que seja cumprido rigorosamente ao seguir um Master Plan, coisa que não era efetiva no passado e isso graças às Olimpíadas. Isso atrairá outros diversos investimentos/empreendimentos para a região apenas sob a bandeira da sustentabilidade levantada desde o início segundo seus projetos.

          Inclui nisso tudo os altos impostos que pagarão e a Prefeitura receberá de lambuja sem mover praticamente uma palha e isso ao longo do tempo de exploração pois essa área como eu disse é sob parceria e não doada ou cedida definitivamente.

          Agora você imagina a Prefeitura gastando Bilhões, dinheiro que nem tem, comprometendo anos de descaso em áreas mais urgentes que tanto precisa, num parque onde não tem experiência de gestão, repercutindo em numerosos déficits, demorando-se décadas para recuperar o investido. Nas mãos da iniciativa privada isso é questão de 5 a 10 anos no máximo, o resto é lucro e mais lucro ao longo dos anos, muito mais para a Prefeitura do que o setor privado. Quem trabalha nisso sabe, o seu faturamento fica praticamente 50% comprometido com impostos, 20 a 30% pelos custos e o resto é o que viria a ser o lucro, ou seja 20% apenas dividindo-se entre vários sócios e futuros investimentos da empresa, isso tudo anual. Cada sócio talvez receba menos de 5%… E aí? Quem é que lucra sem nem se esforçar muito? Pois é…

    • Michel Castellar disse:

      Oi, Eu.
      Na verdade, parte do terreno.
      Vale lembrar que o velódromo, os pavilhões do COT, a quadra principal do tênis serão mantidas. O restante será da iniciativa privada.

      • Fael disse:

        E só pra complementar nada do poder público pode ser cedido de graça, isso é impedido por Lei nenhum contrato terá legitimidade em qualquer tempo, lugar ou circunstância. Seriam cláusulas inválidas de plano. A não ser pelo mecanismo de doação que no caso do poder público só pode ser feita hoje em dia de forma bem fundamentada, caso contrário também torna-se ilegal e nula frente ao judiciário..

  5. Adolfo disse:

    Acredito que o trabalho estava ou está muito concentrado na parte de infraestrutura, como tubulações, terraplanagem, subsolo etc, por isso temos a impressão que está tudo a mesma coisa. Acredito que daqui para frente, principalmente após as licitações, veremos a verticalização do projeto como um todo de forma mais acelerada.

    Até onde eu sei na Vila Olímpica foi a mesma coisa e hoje está tudo indo normal. Corrijam-me se eu estiver errado.

    • Michel Castellar disse:

      Oi, Adolfo.
      O trabalho realmente ainda está concentrado na parte de fundações. Mas, pelos prazos, já deveria ter algo, digamos, saindo do chão. Por isso, que o COI disse que os prazos estão apertados.

      Sobre a Vila Olímpica, as obras estão indo bem. Mas também é bom lembrarmos que há três prédios erguidos e em fase final. Faltam, agora, 28.

      • Carioca Original do Blog disse:

        http://www.abril.com.br/esportes/rio2016-jogosolimpicos-sedes-instalacoes/

        Obras que acabaram de ser licitadas a pouco tempo , já querem ver edificações significantes …. é piada kkkkkkkkkkkk

        IBC – Obras iniciadas em OUTUBRO / 2013

        Arena de Tenis _ Obras iniciada em NOVEMBRO /2013

        Parque aquatico- edital lançado em 27/12/2013 – Obras iniciadas em FEV/2014

        Velodromo – FEV / 2014 licitação concluida – inicio 20/02/2014

        Arena de tenis : que nem edificações significantes tem….

        Faltou tirar fotos das Obras da arena Handebool que foram feitas 20/03/2014 para mostrar o atraso .

        • Willian disse:

          Piada é ter fim de licitação faltando dois anos para os jogos, e ainda com risco de a qualquer momento a dar problema por causa da implicância do MP, TCU ou PQP. Pior ainda é se tais órgãos estiver com a razão, ai ferrou.

  6. Willian disse:

    Ótimas as fotos.

  7. Carioca Original do Blog disse:

    Engraçado as fotos dos locais onde estão visivelmente adiantados e já na parte de alvenarias não foram mostrados como a vila olimpica…., estas fotos e nada é a mesma coisa, fotos tiradas a 1 km de distância e, somente fotos de interresses pessoais que lhe convém … parece até fotos tirada do sátelite de muito longe rsrrsrsrsr

  8. Carioca Original do Blog disse:

    Caro Aluisio.

    Veja este videos do Master Plan da Rio 2016 , que vc ficará por dentro de tudo que está sendo construido e entenderá melhor…

    Quase tudo está com obras em andamentos, algumas obras foram finalizadas e prontas, como parque dos atletas, sambodromo, e uma pequena parte foi modificada como a instalação de Rugby que saiu de São Januário e foi para Deodoro, uma parte do basque para Deodoro tb, mais quase 95 % da Rio 2016 segue este Master Plan Rio 2016 deste video já traduzido para português.

    http://www.youtube.com/watch?v=CtZqu4qDzok

  9. Carioca Original do Blog disse:

    Já vi muitas fotos e videos do PArque olimpico na internet muito mais detalhada e adiantadas do que estas…..

    Tanto que o çonto auto da visita do COi , foi a satisfação do andamento frenetico das obras do parque olimpico da Barra.

    Como todo mundo que entende o minimo de obras, sabe que a preparação do solo, aguá, esgoto, cabos, etc… é muito mais demorada e complexa do que colocar tijos em cima de tijolos que é parte mais rápida , facil e visivel….

    http://www.cidadeolimpica.com.br/galeria/trabalhadores-aceleram-obras-no-parque-olimpico/

    • Aluisio disse:

      essas fotos sao do parque , nao das arenas, amigo?

      o amigo sabe qntas arenas serao licitadas para o complexo de deodoro? sao 11 no total? obg.

      • Carioca Original do Blog disse:

        As arenas olimpicas ” instalações olimpicas : velodromo, parque aquatico, tenis, basquete, etc… ” ficam instaladas dentro do parque olimpico, no qual a maoiria será construida no parque olimpico da barra , e + ou – 30% , no complxo olimpico de deodoro, “Canoagem, Rugby, (Tiro,Hipismo já prontos, etc…)

        Alem disso existem também a Vila Olimpica Ondem estão sendo construido ao lado do parque olimpico os predios onde se hospedarão os atletas, e tb outra sinstalções de imprensas credenciadas ,,, que as obras estão muito avançadas e este blog sempre omite noticias , fotos e videos atualizados.

        • Carioca Original do Blog disse:

          10/04/2013 14h29 – Atualizado em 10/04/2013 15h12
          Fotos de projetos mostram como
          será o Parque Olímpico de 2016
          Confira imagens das sedes de 15 modalidades olímpicas. Ginásio de handebol vai se transformar em quatro escolas municipais após os Jogos
          Por GLOBOESPORTE.COM
          Rio de Janeiro

          349 comentários
          saiba mais

          http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2013/04/fotos-instalacoes-olimpicas-do-rio-2016.html

          Fotos: as imagens dos projetos das instalações olímpicas para o Rio 2016
          O Parque Olímpico planejado para as Olimpíadas do Rio em 2016 começa a tomar forma. Os projetos encomendados pela Prefeitura da cidade para diversos escritórios e coordenados pela Empresa Olímpica mostram linhas arrojadas e inovadoras. O velódromo, o parque aquático, o centro de tênis e o estádio do handebol são alguns dos destaques do principal centro esportivo que o Brasil vai construir para sediar os Jogos. O Parque ocupará uma área de 1,18 milhão de metros quadrados na Zona Oeste da cidade e tem previsão de conclusão para o segundo semestre de 2015.
          O Parque será o local de disputa de 15 modalidades olímpicas e nove paralímpicas. Ficará localizado à beira da Lagoa Marapendi, na Avenida Abelardo Bueno, na Barra da Tijuca. O estádio de handebol tem conceito de arquitetura nômade e vai se transformar em quatro escolas municipais.

      • Carioca Original do Blog disse:

        Caro aluisio, a quantidade certa eu não sei deve ser umas 5 ou 6, mais quase tudo simples e de fácil execução, o mais dificl como sempre são sempre as burocracias brasileira durante o processo de licitação.. dos Falsos orgãos Fiscalizadores , que fiscalizam e inventam problemas para atrasar as obras somente com intuito de arrecadar muita PROPINA $$$$$$$$$$$$ para as obras serem iniciadas e finalizadas……

        Os orgão fiscalizadores que deveriam ser utilizados para defender o bolso do contribuinte , é sempre utilizado com muito RIGOR para defender os bolsos dos fiscais corruptos ,.

  10. Aluisio disse:

    Mto legal as fotos. Se puder atualizar mensalmente para acompanharmos as diferenças, acredito ser interessante. Obrigado.

  11. Daniel Tozatto Grijó disse:

    Dá impressão que as imagens do PO são sempre as mesmas!

    • Michel Castellar disse:

      Oi, Daniel Tozatto Grijó.
      Acabei de ouvir a mesma frase de um repórter do L! que esteve no Parque Olímpico há um ano.

      • Carioca Original do Blog disse:

        Engraçado as fotos dos locais onde estão visivelmente adiantados e já na parte de alvenarias não foram mostrados como a vila olimpica…., estas fotos e nada é a mesma coisa, fotos tiradas a 1 km de distância e, somente fotos de interresses pessoais que lhe convém … parece até fotos tirada do sátelite de muito longe rsrrsrsrsr

Deixe um comentário


.