publicidade


BOTA-TEIMA – Rodada 24

por Mauro Beting em 18.set.2009 às 15:40h

A intenção deste tira-teima (além de pedir para ser xingado mais que árbitro…) é discutir a arbitragem – sem martirizar ou santificar apitadores.

Esta é apenas uma lista subjetiva de lances em que interpretei DIFERENTE ou IGUAL ao árbitro – e sempre com a ajuda da TV, o que facilita meu trabalho, e a sua crítica.

E, se mesmo assim, eu ainda erro, imagine os mortais que apitam…

O espaço é livre para detonar este que escreve, outros que blogam e, claro, os próprios árbitros.

Não é a primeira, não será a última, e espero que não seja a única palavra a respeito do tema interpretativo. Logo, subjetivo. Logo, passional, clubista, bairrista, etc.

O BOTA-TEIMA é apenas um jeito de tentar evitar chororôs desmedidos, teorias conspiratórias, jogadas ensaiadas, achismos e outros chutes imaturos. Ou maduros até demais.

Ao final das contas e dos supostos erros, faço um saldo dos erros IMPORTANTES que tiraram – ou botaram – pontos dos times. Sempre tentando fazer um saldo de erros e acertos, com o devido – ou indevido – modo de tentar equilibrar as contas e critérios. Isto é: um pênalti marcado indevidamente ou um não marcado “valeria” como um gol, que “poderia” mudar um resultado e uma tabela.

Sempre lembrando que, nessa conta AINDA MAIS SUBJETIVA, uma equipe pode superar até a arbitragem adversa, ganhando o jogo mesmo sendo “prejudicada”. Algo que necessariamente não mudaria a classificação real.

Reiterando que tudo isso sem a pretensão de ser a única fonte a respeito de inesgotável assunto.

P.S: Lances de expulsão “justa ou injusta” não estarão contabilizados no BOTA-TEIMA.

Lances polêmicos em que entendo que a arbitragem “acertou” estão comentados no texto referente a cada partida.

Para critério de “pontuação”, um pênalti não marcado vale o mesmo que um gol anulado.

Boa corneta e bom apito!

Os jogos que estiverem destacados em amarelo significam que tiveram o placar “alterado” por decisões da arbitragem. Isto é, os pontos foram “modificados” por conta de supostos erros de interpretação.

LANCES

Internacional 2 x 3 Cruzeiro

Internacional prejudicado; Cruzeiro ajudado – Paulo Henrique Bezerra (SC) não marcou pênalti no empurrão de Elicarlos em Taison, aos 18min. Estava 0 x 0.

Internacional prejudicado; Cruzeiro ajudado – Assistente 2 Claudemir Mafessoni (SC) e Paulo Henrique Bezerra (SC) validam gol irregular do Cruzeiro. Lance dificílimo. Gilberto estava impedido ao receber cruzamento da direita. Mesmo pela TV é discutível a posição do meia. Mas, na dúvida, a recomendação é deixar o jogo seguir. Estava 1 x 1.

(OBS: O lance é semelhante à jogada de gol anulada de São Paulo 2 x 0 Avaí. Com a distinção de que o lance é mais “claro” – ou menos complicado – no Morumbi).

São Paulo 2 x 0 Avaí

São Paulo prejudicado; Avaí ajudado – Assistente 2 Marcelo Barison (RS) e Leandro Vuaden (RS) anulam erradamente gol legal de Jorge Wágner. Houve desvio de zagueiro catarinense e Borges não chegou a tocar na bola.

SALDO TOTAL – RODADA 24

PREJUDICADOS

10 pontos a menos – Botafogo

7 pontos a menos – Internacional

3 pontos a menos – Barueri

2 pontos a menos – Fluminense, Sport, São Paulo, Barueri

1 ponto a menos – Flamengo, Grêmio, Palmeiras

BENEFICIADOS

4 pontos a mais – Santos

3 pontos a mais – Goiás, Vitória

2 pontos a mais – Atlético Mineiro, Coritiba, Corinthians

1 ponto a mais – Náutico, Avaí

NÚMERO DE VEZES EM QUE FORAM AJUDADOS OU PREJUDICADOS:

PREJUDICADOS –

Botafogo prejudicado 11 vezes; ajudado 4 vezes

Palmeiras prejudicado 11 vezes; ajudado 8 vezes

Cruzeiro prejudicado 11 vezes; ajudado 7 vezes

Flamengo prejudicado 9 vezes; ajudado 7 vezes

Internacional prejudicado 7 vezes; ajudado 5 vezes

Atlético Paranaense prejudicado 5 vezes; ajudado 3 vezes

Sport prejudicado 2 vezes; ajudado 1 vez

Fluminense prejudicado 2 vezes

BENEFICIADOS –

Corinthians ajudado 9 vezes; prejudicado 5 vezes

Vitória ajudado 6 vezes; prejudicado 3 vezes

Grêmio ajudado 6 vezes; prejudicado 3 vezes

Avaí ajudado 4 vezes; prejudicado 1 vez

Santos ajudado 5 vezes; prejudicado 3 vezes

Santo André ajudado 4 vezes; prejudicado 2 vezes

Coritiba ajudado 3 vezes; prejudicado 1 vez

Goiás ajudado 5 vezes; ajudado 4 vezes

Náutico ajudado 5 vezes; prejudicado 4 vezes

SALDO ZERADO –

São Paulo ajudado 8 vezes; prejudicado 8 vezes

Atlético Mineiro prejudicado 3 vezes; ajudado 3 vezes

Barueri ajudado 3 vezes; prejudicado 3 vezes

PLACAR DOS ERROS (somando todos os lances, quem foi mais beneficiado: o time mandante ou o visitante)

CASA 56 X 44 VISITANTE

Tags:

35 comentários para “BOTA-TEIMA – Rodada 24”

  1. Diego Negrão disse:

    Mauro. Não vai colocar no cômputo da 24ª rodada, o penalti não marcado a favor do Coritiba, no 1º tempo, em cima do Renatinho, jogada pelo lado esquerdo do ataque Coxa-Branca? Uma jogada, a princípio, normal, porém, na posição do árbitro e do bandeira, somados quando a câmera mostrou o lance, por sinal apenas uma vez e bem rapidinho, mostram, indiscutivelmente, que foi penalti claríssimo.

    Bom, talvez vc não tenha visto e muitos também não, pois como o jogo era contra o Corinthians e já estava 1X0 pro Coxa, as duas redes Corintianas de Televisão, nem mostraram em suas mesas redondas, vergonha!

    Mas talvez algum Cristão tenha visto meio que por acaso o replay e possa engrossar o caldo…hehehe.

    CORINTHIANS E FIEL, FILHOS DA MÍDIA!!!

    SAV!!!

  2. Leonardo Guasti Vescovi disse:

    Mauro, faltou falar sobre Flu x Bota….o penalti claro e evidente que o juiz deixou de marcar…o Fahel, do Botafogo, claramente coloca a mão na bola dentro da área…pra variar, O FLU FOI ROUBADO VERGONHOSAMENTE! desse jeito fica difícil escapar da degola…é falta inventada no jogo contra o Santos, é penalti não marcado, algumas expulsões injustas…a grande verdade é que a CBF odeia o Flu, senão não teria permitido o Sr. Baldassi apitar a final da Libertadores, onde fomos roubados descaradamente.

  3. Luiz disse:

    Mauro, vc não contabilizou os lances da outra rodada, como o jogo do Avaí, o São Paulo fica com 8 e 8 na balança… Tira o meu time da lista dos beneficiados ae!

    LUIZ, tem toda razào. imperdoável falha minha de edição.

  4. Danilo Abdala disse:

    Mauro, com intuito de cooperar com a bela iniciativa do bota teima, faz-se imperativo destacar que houve um gol do SPFC contra o Avaí no segundo tempo q o árbitro erroneamente anulou. E ficou provado pela própria repetição da jogada, nem precisou de tira teima. Assim sendo, favor contabilizar esse lance ao post.
    abs!!!

  5. Douglas disse:

    Mauro, você esqueceu de atualizar o saldo do São Paulo. Com o impedimento mal marcado contra o Avaí, está 8 a 8, e não mais 8 a 7.

  6. Leonardo disse:

    Mauro, o lance do gol anulado do São Paulo (o gol contra que marcaram impedimento), não será listado?
    Não que tenha feito alguma diferença para o resultado, mas faz na contagem de erros a favor / contra cada time.

  7. Fernando Melotti Constancio disse:

    Mauro, admiro seu trabalho…….

    Me explica uma coisa. Como os times que tiveram mais prejuízos do que beneficios da arbitragem podem ter pontos de menos?

    Grande Abraço: Fernando Melotti Constancio

    FERNANDO, alguns erros acabaram sendo determinantes nos placares finais, outros, não. valeu, amigo

  8. Joel S. Duarte disse:

    Nauro, Se o Botafogo tivesse mais 10 pontos, estaria numa posição intermediária com 34 pontos. Agora, se os juízes ao invés de prejudicar o Fogão em 10 pontos, eles tivessem ajudado na mesma quantidade de pontos, o Botafogo estaria com 44 pontos ao lado do líder Palmeiras. Conclusão… Um time que faz uma campanha mediana se for muito prejudicado disputa o rebaixamento, mas se for muito ajudado, disputa o título. E tem gente que é contra o uso de imagens para auxiliar as arbitragens!!!

  9. Marco - Verdão disse:

    Oi Mauro, olha só que estória infame esta que saiu em um blog (Pig Pancada). Um pouco longa, mas vale a pena:

    A história que segue é uma lenda. Portanto pode ser verdade ou não.
    Há grande chance de ser verdade, mas sempre é interessante uma leitura contextual crítica, nestes casos.
    Bem, vamos à história.
    No ano 100 D.C., Roma vivia o apogeu de seu império, mas convivia com constantes revoltas de alguns romanos simpatizantes do regime democrático, cujos pilares foram trazidos por imigrantes gregos.
    Referidos romanos, artesãos e comerciantes da época e doravante denominados simplesmente por Romanos, eram perseguidos pelo imperador autocrata e pelo Senado. Sempre que capturados, havia uma comoção social, o que resultava na libertação e posterior detenção, num círculo vicioso sem solução.
    Outra classe espúria ao regime era formada por imigrantes errantes, doravante denominados Errantes, que vinham a Roma de diversos lugares simplesmente por simpatizarem com as preferências sexuais do imperador. Mas, como não eram cidadãos romanos, eram rejeitados e, invariavelmente detidos e expulsos dos limites do império, mas sempre voltavam.
    Não se sabe exatamente de quem foi a idéia, mas a solução encontrada por Roma para se livrar destas castas inconvenientes foi colocar Romanos e Errantes em uma embarcação com ordens ao comandante de levá-los ao além-mar e deixá-los em alguma ilha isolada distante, retornando somente os tripulantes, se possível.
    E assim foi feito. Errantes e Romanos foram embarcados.
    Na embarcação, ninguém sabia quem eram Romanos e quem eram Errantes, pois todos se consideravam cidadãos romanos.
    Semanas após semanas de tédio em alto mar, tiveram a idéia de rolar uma cortiça empulhada pelo convés e se divertirem chutando-a com os pés, assim como um futebol rudimentar.
    Resolveram fazer duas esquadras mas, mesmo após calorosas discussões, não chegaram a um critério razoável na divisão dos homens.
    Após meses de desespero, com a água escassa e sem comida, avistaram uma ilha.
    Na praia, vegetação com coqueiros, etc.. E alguns índios nus.
    No desembarque, os Romanos, com fome, correram em direção à vegetação e gritaram: “Palmeiras!”
    Os Errantes, entretanto, correram em direção aos índios nus e gritaram: “São Paus!”
    Pronto, finalmente haviam encontrado um critério razoável para a divisão das esquadras no futuro jogo que haveria de se disseminar pela nova terra.
    Séculos mais tarde, um lorde inglês, trazendo na bagagem uma bola de futebol, percebeu que este povo tinha uma habilidade nata àquele esporte.
    Mas achou engraçados os trejeitos com que alguns corriam com a bola.
    Bem, o século XX se encarregou de contar o resto da história…

  10. Paula disse:

    Mauro, permita-me discordar da sua frase “Mesmo pela TV é discutível a posição do meia. Mas, na dúvida, a recomendação é deixar o jogo seguir. Estava 1 x 1.”
    A dúvida é sua e não do bandeira. :) Mania de jornalista dizer que na duvida é para seguir… como se todo mundo, principalmente o bandeira, tivesse dúvida.
    Tb fiquei na duvida do que vc computou no lance: ao mesmo tempo vc afirma que foi impedido e diz que é duvidoso… e acatou como impedimento? Ainda mais essa linha de impedimento fantasiosa da GLobo (para casos como esse). Se é para deixa seguir não seria para não computar como erro???

    PAULA, eu também tenho mais essa dúvida. É muito boa a sua contestação.

  11. Rafael disse:

    Não rolou um penalti do Palmeiras no Vitória nessa rodada, apesar do Palmeiras ter perdido?

  12. Gabriel disse:

    É nauseante ver toda a mídia esportiva torcendo para o curintia ser campeão. Tem até uma suposta mala branca da Rede Esgoto para o curintia ser campeão. Claro, por ser um time de massa, dá mais audiência que outros times. O que é mais ridículo é ver os curintianos se gabando disso…

  13. Tiago(colorado) disse:

    o inter vem sendo prejudicado desde o inicio do campeonato, espero que não seje que nem em 2005, pois os beneficiados são sempre os mesmo, tá hora de fazer um pente fino na arbitragem, ou começar a chamar arbitros de fora, sempre que tiver descisão, ou comessarem a boicotar o campeonato

  14. Bruno disse:

    Os sãopaulinos já tentaram usurpar o estádio do Parque Antarctica, em ação que levou, inclusive, à troca de nome do então Palestra Itália, hoje Palmeiras…

    Os sãopaulinos vão tentar usurpar a praça Roberto Gomes Pedrosa, em frente ao defeituoso Morumbi, para tentar remediar a falta de condições do seu estádio para receber a Copa-2014…

    E como desfacatez pouca é bobagem, os sãopaulinos também querem usurpar… o Dérbi!

    No Estadão deste sábado, foi utilizada a manchete “SÃO PAULO POUPA A ZAGA PARA O DÉRBI”, em referância ao jogo da semana que vem entre São Paulo e Corinthians (cf. o link: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090919/not_imp437697,0.php).

    Como a maioria das pessoas deve saber, mas nunca é demais relembrar, o Estadão é o principal órgão de imprensa pertencente à família Mesquita (que participou da fundação do SPFC), o qual mantém uma tradicional tendência pró-São Paulo na sua editoria de esportes.

    Sãopaulino não “dá ponto sem nó”.

    Claramente, eles querem generalizar a denominação “Dérbi” (e dela se apoderar) porque ela possui o significado de “confronto dos confrontos”, estando, no Brasil, consagrada como designação do clássico Palmeiras x Corinthians.

    Palmeiras x Corinthians, desde a década de 1920, é o embate que polariza a cidade e o estado de São Paulo. Graças à grandeza do futebol paulista, o Dérbi é reconhecido como o maior clássico brasileiro (sendo, inclusive, o único confronto do país a figurar na lista das 10 maiores rivalidades do mundo, ao lado de Real Madrid x Barcelona, Boca Juniors x River Plate, etc).

    Palmeiras x Corinthians é um embate mítico, que mereceu obras nos mais diversos campos da arte: literatura (“Brás, Bexiga e Barra Funda”), cinema (“O Corintiano”, “O Casamento de Romeu e Julieta”), música, teatro, etc.

    O Dérbi é, além de tudo, uma marca de incalculável potencial mercadológico, que recém começa a ser explorada pelos rivais (mas também parceiros) Palmeiras e Corinthians.

    Todos esses fatos aguçam a inveja do “caçula” dos grandes paulistas: o São Paulo (mimado e egoísta como são todos os caçulas mal-criados…), que também quer fazer parte desse negócio de dérbi…

  15. Sidney disse:

    Mauro,

    Faltou computar o gol legal anulado do SPFC contra o Avaí, não influiu no resultado, mas o SPFC foi prejudicado. Na verdade agora está 8×8, ou seja tem que ir para o ‘zerados’.

    Abraço!

  16. André disse:

    Mauro, acho que vc esqueceu de colocar que o São paulo teve um gol legal anulado contra o Avai, Não seria: São Paulo ajudado 8 vezes; prejudicado 8 vezes?

    ANDRÉ, erro de edição meu, já consertado. muito grato a todos,

  17. Douglas disse:

    E depois dizem que o Botafogo é “chorão”…seria bom constatar que o clube tivesse 10 pontos a mais do que deveria para confirmar a teoria, mas vendo que tem 10 pontos a menos, como desmenti-los ? E se o Botafogo cair ?

  18. ANA CAROLINA PASSOS disse:

    Corinthians ajudado 9 vezes, palmeiras prejudicado 11.´VAI SER PALMEIRENSE ASSIM LÁ NA CONCHINCHINA SÔ.

  19. ANA CAROLINA PASSOS disse:

    Ainda bem que opinião de palmeirense sobre arbitragem em jogo do timão vale tanto quanto palavra de palestino sobre judeu e vice-versa.

    ANA, eu considero sua opinião sobre tudo.

  20. ANA CAROLINA PASSOS disse:

    Será que palmeirense pegou a doença chorolado gaúcho.

  21. ANA CAROLINA PASSOS disse:

    E SE O TIMÃO CONSEGUIR TITULO? JÀ SEI,CAMPEONATO FOI ROUBADO.

  22. Lucas disse:

    colorado chora demais, tá louco… foram prejudicados hj de novo??? ah, faça-me o favor, time de chorões, coisa ridícula.

  23. Anderson Vitorino disse:

    Vc é o melhor
    Trata o futebol de forma leve e embasada com seriedade nos comentários e com bom humor
    Vc no EI com Vitor Sergio Rodrigues foi espetacular

    Acompanho “as Miltadas”, injustiça denominar este mometo de mauradas, enquanto faço trabalhos da faculdade,
    curso administração de empresas , na UFPE

    Tenho uns bons audios de rádios daqui engraçados
    como posso mandar?
    qual e-mail
    tentei mandar no lancenet só dá falha

  24. Lula+dodói disse:

    segundo a comentar! bem. a medalha de prata é honrosa. fui prejudicado pela apito. fazer o que…

  25. Rafael Fernando disse:

    quanta bobagem beting, faz 3 anos que vc está fazendo essas contagens
    sem pé nem cabeça e servindo de muleta para os chorões..
    sinceramente preferia entrar no seu blog e ver uma analise dos jogos
    com seus (muito bons) comentarios.
    mas quando entro aqui só tem jogos transcritos (até hoje não consegui entender pra que serve um jogo transcrito) ou então essas bobagens
    de bota teima.
    prefiro que não aceite esse comentario, é uma critica construtiva. um abraço

  26. Rafael Rumo ao Hepta disse:

    O palmeiras vem sendo beneficiado rodada atrás de rodada, será que ninguém vê isso? o penalti contra o Barueri, o penalti não marcado para o Vitória, o que quase complicou a vida do time baiano, as arbitragens maldosas contra o Inter… a mídia em peso quer que o Palmeiras seja campeão, por isso ninguem fala nda… senhor Betting, cadê o bota teima da rodada 23, em que o Palmeiras foi escandalosamente ajudado?? É O APITO AMIGO VERDE!!!

  27. Jorge disse:

    Mauro, você esqueceu do gol contra anulado ao SPFC contra o Avaí. O erro da arbitragem foi claríssimo, logo, o SPFC tem oito erros contra.

  28. Danilo Abdala disse:

    Mauro, com intuito de cooperar com a bela iniciativa do bota teima, faz-se imperativo destacar que houve um gol do SPFC contra o Avaí no segundo tempo q o árbitro erroneamente anulou. E ficou provado pela própria repetição da jogada, nem precisou de tira teima. Assim sendo, favor contabilizar esse lance ao post.
    abs
    Aceita o comentário, por favor

    DANILO, e todos, perdão pelo esquecimento, erro de edição.

  29. ANA CAROLINA PASSOS disse:

    Bota na conta do do time de rosa.Penalti aos 3 minutos de jogo a favor santo andré não marcado,apito amigo dos bambis.

  30. Junim disse:

    De acordo com o blog do Juca Kfouri:
    “Logo de cara, Neto Berola foi derrubado na área por Souza e o árbitro deixou de marcar pênalti para o Vitória.”

    Vai nem comentar o penalti que seu Palmeiras fez no Vitória, mesmo perdendo? Engraçado que contra o SPFC marca até impedimento que os amigos viram no estádio, mas nenhuma câmera pegou. Agora contra o Palmeiras, se faz uma vista grossa sem noção…

    Vamos ser imparcial Mauro!!! Sua análise é muito boa, não se deixe levar pela parcialidade!
    Como vc disse, vc é jornalista antes de ser palmeirense. Parece que vc não tá seguindo o que disse…

    JUNIM, o Juca é corintiano, eu sou palmeirense, vc eu não sei.
    Temos opiniões diferentes. E daí?

  31. Fred Ferreira disse:

    Se o Botafogo for rebaixado este ano será por obra direta dos erros de arbitragem. Fica impossível para um time mediano resistir a tantos erros….Quem vai pagar esse prejuízo do cluBe ? A CBF ? A Globo ? Não, será a torcida, que ainda vai ter que aguentar um monte de comentarista falando mal do clube e do time, memo sendo roubado constantemente….Isso é sacanagem !

  32. Junim disse:

    Sim Mauro, temos opiniões diferentes. Mas vc sabe que sua opinião é ouvida (ou lida) por muitos. E aí está a responsabilidade do jornalista sério. Eu sei que vc é um jornalista sério. Mas convenhamos, lance duvidoso contra o Palmeiras, sempre tem uma vista grossa. Esse Bota-Teima é uma idéia muito legal. Mas tem que ter cuidado. O globoesporte.com fez uma análise parecida com a que vc faz aqui rodada a rodada no ano passado. Mas qualquer um que acompanhava seu trabalho aqui via que o da Globo era feita de maneira grotesca e pouco profissional. Eles colocaram só o que queriam. Influenciou muita gente, infelizmente de maneira errônea. Alguns lances foram simplesmente “esquecidos” da análise. Não é o que acontece aqui. Claro, eu sei que o blog é seu e aqui é a sua opinião. Respeito isso. Mas aqui fica uma sugestão: chame mais um, ou alguns jornalistas para fazerem essa análise, rodada a rodada, em conjunto. Acredito que ouvindo várias opiniões, sairia com uma maior credibilidade. Mas isso é só uma sugestão…está aí meus 2 centavos de contribuição.

    JUNIM, mais uma boa ideia sua.
    a ser usada em breve. abs, Mauro

  33. Pontara disse:

    Caro Junim,

    esses lances cada um entende de um jeito, todo jornalista torce para um time (embora 99% sejam curintianos)

  34. Tulio César disse:

    Só no jogo da primeira rodada Atletico Pr 2 x 2 Palmeiras

    Palmeiras perdeu 2 pontos Gol do Obina Legal fera
    fosse vc olhava direitinho pra depois publicar

    Botafogo briga pelo G4 ioaeuaeioiaeuae vc e engraçado!

  35. Anderson Azevedo disse:

    OláMauro,
    Te admiro ,acho seus comentarios os mais lucidos ,porém,achei sua lista de erros fora da realidade.Palmeiras e São Paulo prejudicados???Há um grande erro quando dizem que juiz prejudica só em lances de penaltes ou gols anulados.Os juizes não são tão burros assim.Hoje eles prejudicam matando jogadas com faltas e dando amarelos nem tão merecidos.Se compararmos faltas nestes paulistas e em outros times veremos total diferença de criterios.O Pierry do Palmeiras todo lance era com falta e quase sempre pra amarelo,mas,o juiz só dava em último caso.Se encosta nos paulistas é falta,eles entram duríssimo e tudo bem.Comece a observar esta diferença de criterios eme dará razão.
    Obrigado e até a proxima.
    Anderson.

    ANDERSON, desde sempre, quando a arbitragem quer ‘fazer’ um placar, é como vc descreveu. mas como nao tenho a pretensao de entrar na cabeça das pessoas, e quero crer que há boa intençao no mais das vezes, restrinjo-me à análise dos fatos, dentro da minha visao.

Deixe um comentário