publicidade


Cruzeiro 3 x 2 River Plate – O jogo que eu pude ver em 1976

por Mauro Beting em 07.jul.2009 às 22:03h

Era um tempo em que, em São Paulo, no domingo, só passava um jogo ao vivo pela televisão – da várzea, de manhã…

Feliz o teletorcedor que vê quase tudo que quer por estes dias – quando paga pela TV. E quando não tem de pagar para ver depois de já ter pago para assinar…

Quando não vê a TV a gato.

Quando não vê a TV pelo computador – ou quando vê de tudo na tela cibernética pagando um pouco para alguém que a gente não sabe quem é. Mas sabe que vai entregar um serviço que trava, que some, que não é bom. Mas, enfim, é o preço que se paga.

Mas você cruzeirense que não poderá ver pela televisão aberta a disputa da Libertadores, você torcedor que não poderá acompanhar uma senhora decisão, saiba que já foi possível ver pela TV (não havia distinção entre as fechadas e as escancaradas) uma partida espetacular no Chile.

O jogo-desempate entre Cruzeiro e River Plate, na decisão de 1976.

No Mineirão, um show celeste: 4 a 1. Era um senhor time, com Raul, Nelinho, Piazza, Zé Carlos, Jairzinho, Palhinha e Joãozinho. Dois de Palhinha, um de Nelinho, um de Valdo. Na volta, em Núñez, 2 a 1 para o River Plate de Beto Alonso, Passarella, Perfume (ex-raposa) e Luque.

A negra foi em Santiago. Nelinho, de pênalti, 1 a 0. O predestinado Ronaldo fez 2 a 0. Más diminuiu de pênalti.

Numa falta pela meia direita, a muvuca usual, o craque Beto Alonso, às costas do árbitro, bateu rápido a infração, à frente da barreira que se formava. O árbitro deixou seguir e Urquiza empatou o jogo, livre à esquerda. Mais muvuca num gol – para mim – irregular. Se formou barreira, não poderia o árbitro deixar fazer o que foi feito.

Até que Palhinha foi derrubado, aos 42 minutos. Falta ideal para Nelinho (até tiro de meta era ideal para o excepcional chutador como ele). Barreira feita, Nelinho recuou para cobrar, quando Joãozinho veio rápido e bateu de direita, por sobre a barreira argentina. 3 a 2.

A mesma bronca agora mudou de lado. Teve briga, teve papo, teve tudo. Inclusive um gol clonado. O da vitória. O do título celeste.

Não apenas pela Libertadores que o Brasil não conquistava desde 1963, com Pelé e companhia ilimitada. Mas pelo modo como o River havia conquistado o empate, nada mais espetacular que o gol de João. Até porque o tiro de Nelinho tinha imensas chances de entrar. Mas não seria tão maravilhoso como devolver o empate na mesma moeda.

Gol que celebrei com a família torcendo como nunca por aquele ótimo Cruzeiro que aprendera a admira por toda a Libertadores que passou para São Paulo, em 1976, pela TV.

Tinha nove anos. Parece que foi há nove meses.

Espero, honestamente, que outras pessoas tenham a mesma sensação nesta quarta-feira.

Pena que não serão tantas como foram em 1976.

Ah, sim.

Veja dois VTs da sensacional final de Santiago.

(Nem preciso dizer que são de uma emissora chilena…)

http://www.youtube.com/watch?v=B7Hx-XhABd4

http://www.youtube.com/watch?v=0gtew_EsZPM&feature=related

Tags:

32 comentários para “Cruzeiro 3 x 2 River Plate – O jogo que eu pude ver em 1976”

  1. Franklin Bronzo disse:

    Fui testemunha ao vivo dessa página heroica. Após a goleada de 4 x 1, no Mineirão, o time perdeu a revanche, em Buenos Aires. Graças a um gol irregular, “à la argentina”, em que Raul, com a bola nas mãos, foi atropelado e empurrado, com ela e tudo, para dentro do gol, pelo centro-avante adversário, que venceu então por 2 x 1. Quanto ao jogo final, relatado no post e preservado nos vídeos, só o vi pela TV, direto do hotel, em preto e branco, naturalmente. Após tomar o gol de empate, da forma como ocorreu, o Cruzeiro, em vez de se abater, partiu pra cima dos portenhos, porque sabia que era mais time. O gol do título, ao apagar das luzes, foi algo muito emocionante, inesquecível. O moleque Joãozinho, ao cobrar a falta decisiva sem a “autorização” do batedor oficial Nelinho, correu o sério risco de ser “linchado” por ele e pelo técnico Zezé Moreira, se acaso o perdesse…Pois é sabido que, mesmo nos dando o título espetacular, o Bailarino da Toca, ao voltar ao vestiário, levou uma sonora bronca do velho Zezé…Grandes lembranças, que nos fazem sonhar com novas glórias agora. Salute, Celesti!…

  2. HENRIQUE SADAN disse:

    Formidável esse texto. A torcida do Cruzeiro agradece. Pena que a midia nacional não dão o devido valor aos triunfos dos times fora do eixo. Mas quer saber, para nós, torcedores, isso NADA IMPORTA. Não estamos preocupados com a opnião da imprensa paulista ou carioca. Soh queremos lotar o Mineirão ( TOCA 3 )e empurrar o nosso time ao TRI CAMPEONATO DA LIBERTADORES. AVANTE CRUZEIRO. CONTRA A GRIPE E CONTRA TODOS !!!!!!!

  3. Joao Antonio disse:

    QUE MATERIA PERFEITA, NAO ME LEMBRO DE NENHUM PROGRAMA ESPORTIVO TER FEITO UMA MATERIA DO TIPO!!!
    OBRIGADO MAURO MAIS UMA VEZ, POR PODER DEMONSTRAR AO BRASIL UM POUCO DA HISTORIA DO FUTEBOL E EM ESPECIAL DO CRUZEIRO ESPORTE CLUBE!!!
    PARABENS, UM ABRAÇO!

  4. Maurilio disse:

    Mauro, tem um video no Youtube com as imagens do terceiro gol e o áudio da transmissão radiofônica, com o atleticaníssimo Vilibaldo Alves narrando. É de arrepiar.
    Segue o link

    http://www.youtube.com/watch?v=c70EyaxgEek

  5. Ana Armond disse:

    Saudosos tempos; que não voltam mais…

    ”Rapído e rasteiro, como a linha do Cruzeiro”, memorável time; Palinha, Nelinho, Piazza, Raúl, o ”irresponsável” Joãozinho…Um dos grandes times que esse mundo já viu; times como o Real Madrid de Di Stefano, o Palmeiras de Ademir, o Botafogo de Garrincha, o Santos de Pelé, e tantos outros, que cravaram seus feitos na história, nos nossos corações.

    Logicamente não vi esse time em vida, nem os outros que citei; mas história é isso, não é preciso viver, para contar. Eu aprendi que a leitura nos transporta através do tempo; e seguramente, por não desprezar o passado, posso dissertar sobre esses times, com a mesma segurança que divago sobre os times de hoje.

    Cresci escutando meu Pai, falar com a emoção, de quem era um garoto na época; sobre o majestoso time celeste. Nelinho com seu chute impresível, Dirceu Lopes com sua velocidade, Piazza, Raúl..

    Mas sem dúvida, seus relatos eram focados em um jogador em especial: Joãzinho, o Bailarino da Toca. Doce irresponsabilidade, dizia meu pai com seus olhos marejados…
    Emoção que rogo poder passar aos meus filhos..

    Graças a homens como meu Pai, o Blogueiro, e tantos outros; a história mantem-se viva; palpita, pulsa.

    Orgulho de amar futebol, orgulho; de viver o passado.

    Abraço!

  6. Gleyton disse:

    Obrigado Mauro. Agora que mais uma decisão nos avizinha foram poucos os jornalistas brasileiros que se lembraram que aqui, nos Gerais, também se escrevem páginas heróicas e imortais no futebol.

  7. vitor disse:

    parabens pelo belíssimo comentário…
    adorei o blog…
    a repercussão da libertadores deveria ser maior… a midia fechada não corrobora com a noção de coletividade… muito menos com o verdadeiro futebol arte e bem jogado…
    amanha todos os bares do brsil estarão lotados para presenciarem a libertação da libertadores número 50 do ano de 2009…

    Cruzeiro 2 e Estudiantes 1…

  8. Bruno Pontes disse:

    Pô Mauro.. “Perfume” é sacanagem! O homem chama Roberto Perfumo! :)

  9. Leandro disse:

    Parabéns Mauro Beting, você demonstra que ainda temos verdadeiros jornalistas nesse país. A torcida brasileira agradece.

  10. Jonas Rafael disse:

    Tchê, vou ficar muito puto se a TV aqui em Porto Alegre não passar ese jogo pra mostrar o Corinthians no lugar. Me diz que é porque o horário não fecha com o da Platinada. Se for por interesses, aí é duro…

  11. Luis Carlos disse:

    O TIMÃO SONHA COM JOGADORES QUE SÃO RESTO DO BOCA
    Riquelme !?
    Sonho de Pobre!!!
    Se fosse Kaka, diria realmente que é um sonho .
    Mas o decadente e em fim de carreira o tal argentino Riquelme, só vocês do Corinthians para dizer que é um sonho.
    QUE POBREZA DE SONHO !!!
    Sonhos assim desvalorizam até o próprio clube !
    Interessante a diretoria e os torcedores do Corinthians, vivem dizendo que tem o melhor time do Brasil na atualidade, no entanto, estive lendo no site do globoesporte e outros que vocês sonham em contratar o argentino Requeime .
    Vejo que de grande vocês só tem a boca, porque dizer que sonha em contratar um decadente em fim de carreira que é o Riquelme, realmente é típico do Corinthians.
    Se contratar o gringo Riquelme é para vocês um sonho como estar destacado na imprensa local realmente é um sonho decadente.
    Se nós Palmeirense tivermos que sonhar iremos sonhar com jogadores que vale apena,e não jogadores decadentes e em fim de carreira como este tal Riquelme.
    Desculpem corintianos, mas ao dizerem que é UM SONHO vocês desvalorizam mais ainda este clube de merda.
    Bom mesmo é para o argentino que se sente valorizado embora esteja em fim de carreira, enquanto o timão e desvalorizado Por ter sonho de pobre.

  12. Wolverine disse:

    Ae Mauro, vê se ajuda a pedir reforços pro verdão ai e na campanha de fica Ortigoza! No MAIS VALEU! Mas eu queria ver a final da libertadores em tv aberta hoje, falou!

  13. baianim disse:

    a briga não é contra a globo ou outro time,e sim contra o povo marcado.vi aqui em brasilia dois mineiros comentando o jogo do galo com o bota e fiquei impressionado com a paixão com que um dos mineiros defendia o botafogo contra o time do estado dele.se os mineiros querem ser uma sub raça juntos com os nordestinos,depois não ficam choramingando pelos cantos.

  14. Jorge Antonio disse:

    Yo vi ese equipo jugar. Que maravilla, hasta ahora despues de tantos años recuerdo los cuatro goles que le hizo a mi equipo en Lima. Yo con 15 años entonces. Mi padre fanatico del futbol brasilero me llevaba a ver grandes equipos en una época mas romantica del futbol : Santos de Pele, Bayern de Beckenbauer, Benfica de Eusebio, Dinamo, la extinta CCCP, los que por ahora recuerdo. Ese Cruzeiro fue una sensación diferente, toque de bola, tecnica refinada, fueron 90 minutos de una aula de como jugar futbol arte. Soy fanatico, y a pesar de eso no sali triste del estadio, sabia que fui privilegiado. La siguiente semana compramos camisas azules para el equipito de mi barrio (pernas de pau) por sugerencia mia.
    Estimado Mauro, siempre leo su blag, me anime a escribir porque este post fue un viaje inmediato al pasado, de grandes momentos, no solo de futbol tambien de familia y amigos que nunca mas vere, mas que ahora estan em mi mente gracias a você. Obrigado

    JORGE ANTONIO, perdào por responder em português, mas vc não sabe a alegria que me deu ao saber que alguém pôde ver aquele time em campo. Volte sempre.

  15. Chega a arrepiar o texto.
    Aos que são da época, dizem que o jogo contra o internacional <> foi o maior jogo já visto pela américa na libertadores, aos que como eu conhecem a história e são apaixonados, nada mais motivador a torcer por este time de glórias e conquistas, com raça e suor, com luta e amor.

    Em 76 morreu um ídolo e um craque, Roberto batata, um ponta direita que despontava para o país do futebol e já chamava a atenção da mídia. Em uma partida do mineirão contra o Aliança, o Cruzeiro marcou 7×0, exatamente o número que Batata carregava às costas.

    O gol de Joãozinho narrado por Vilibaldo Alves (link: http://www.youtube.com/watch?v=c70EyaxgEek) é de emocionar a qualquer um que escute, independente do time que torce.

    Parabéns

  16. PERDIGAO disse:

    Por diversas vezes me peguei perguntando por que desse amor todo pelo meu glorioso cruzeiro. Se lembrarmos da nossa história veremos que somos uma agremiação mutável, que se alinha ao tempo e ao espaço onde vive e ganha! Começamos como o clube da colônia, dos trabalhadores excluídos e marginalizados…. não eramos nem da elite intelectual e muito menos da elite financeira, mas éramos e somos oriundos de um povo que não teve medo de largar TUDO para acreditar em uma nova história… sempre fomos assim:desacreditados – viravamos jogos e faziamos inúmeras pessoas engolirem a seco o que disseram; quando acreditados damos show ( lembre-se da final da CB em contra o Palmeiras dos 100 gols no paulista e dos eternos anos de 66,76, 77, 90,91,92 96, 2003, respectivamente).

    Ao longo desses 30 anos, que não são nada se comparados aos 88 desse monstro sul-americano,recebo, a prestações, essa resposta! Por vezes tenho tatal convicção dessa motivo e lembro perfeitamente o por que o amo…amo pq minha família sempre o amou (e lá se vão quatro gerações) , amo pq quando criança lembro-me de chorar e cantar com feitos e times que nunca mais veremos , amo porque tenho alegria em saber, ler, viver e torcer por um time de pretos, branos, amarelos, azuis, roxos, nordestinos, sulistas e estrangeiros, time da vovó de 100 anos que falou que a coisa mais linda que ela viu na vida foi o Cruzeiro jogar no minerão! Interessante! Com esses vários argumentos respondo uma e crio outra pergunta: será que eu o amo mais que esses outros 8 milhões de almas azuis? Cada um com suas estórias e motivos?

    - Talvez não! Porque não precisamos rodar a catraca histéricamente para mostrarmos nosso respeito e nossa paixão, não precisamos estourar o ibope e fazer com que comentaristas se dobrem as nossas msn e reclames … somos eternos somos cruzeiro!

    QUERO VER SE SAI NA MATÉRIA DE CAPA DE ALGUM JORNAL UMA “TRÉPLICA” DA MATERIA SOBRE A 3º CONQUISTA DE UM TIME PAULISTA NA CB…

    SE A DELES FOI ” É DO BRASIL O TIME MAIS BRASILEIRO” A NOSSA SERÁ:
    “É DE MINAS E DA CHIMA AZUL, ONDE ESTIVER ,O TIME MAIS COPEIRO”

    Como nos chamam lá pelo lado seco da lagoa: ” China Azul” agora, de novo, colocaremos a américa aos nosso pés!

  17. Gustavo Fonseca disse:

    ABAIXO A FARSA DO IBOPE! COMO CONSIDERAR UMA MENSURAÇÃO DE AUDIÊNCIA QUE É REALIZADA APENAS NO EIXO RJ-SP?

  18. É Mauro,agora,pra mim,se não tivesse um paulista brigando por título e sem partida na TV eu acho chato,mas é verdade,no passado as rádios passavam jogo do RJ(em MG,PB,PE,…)e as TVs não passavam só SP,RJ,que hoje são monopólios.
    Puxa,já tinha ouvido falar deste jogo,emocionante mesmo,né.Roberto Batata morreu antes ou depois do jogo?Era um craque,né.
    Grande abraço!

    JOÃO, o Batata morreu dois depois dos 4 a 0 no Alianza, no Peru. Quando ele e o Nelinho jogaram demais.

  19. Bruno Amoreli do Lago Lopes disse:

    Como vi, já disseram o que vou dizer agora, mas não custa dizer de novo: a narração de Vilibaldo Alves da rádio Itatiaia de Belo Horizonte é sensacional. A própria rádio Itatiaia disponibiliza o gol para download em seu site na parte de gols histórico do Cruzeiro, assim como tem também o gol do bicampeonato em 97, marcado por Elivélton e narrado por Alberto Rodrigues, lenda do rádio mineiro. Lá você encontra gols históricos também de Atlético, América e Seleção Brasileira. Gols narrados por lendas do rádio como Willy Gonser e Jota Junior, além dos já citadoa Alberto e Vilibaldo. A quem interessar o site é http://www.itatiaia.com.br.

  20. Wolverine disse:

    Oque é isso Mauro? seria só descaso com o povo brasileiro porque eu acho que da mais audiência final de libertadores seja de quem for do que o jogo que vai passar hoje a noite, agora a imprensa toda botou o time que vai passar esta noite como a seleção brasileira e se esqueceu que apesar de terem torcida grande os outros times juntos tem bem mais torcida, isso seria colocar então a poaixão na frente do jornalismo? E também já te peço pra falar dos reforços do verdão que ninguém fala será que ta parado? com essetime só não dá, valeu!

  21. Jonás Gutiérrez disse:

    Perdón, mas para nosotros, equipo de cruzeiro es mas un mediocre y queberado equipo de brasil que no tiene tradición en libertadores.
    Estudiantes es un equipo mucho superior y con mas capacidad para triunfar con falicidad sobre el mediocre y quebrado equipo de cruzeiro.
    Nuestra superioridad es muy gran en relación a usted brazucas.

    ESTUDIANTES 4 MEDIOCRE EQUIPO DE CRUZEIRO 0
    Fútbolbrasileño esuna gran mierda !

  22. ROSSI ALE LE BLEUS CRUZERAO disse:

    A GLOBO LESA FINANCERAMENTE AO CRUZEIRO E ÉTICAMENTE AO FUTEBOL BRASILEIRO !!!!

    O PODER DESMEDIDO DAS TEVES SOBRE O FUTEBOL ESTA SE TORNANDO UM VIRUS MORTAL, QUE MAIS CEDO OU MAIS TARDE TERÁ QUE SER ENFRENTADO E EXTIRPADO, ANTES QUE MATE NOSSOS CLUBES E DEIXE APENAS DOIS OU TRÊS SOBREVIVENTES !!!!

    POIS BEM, E EIS QUE NOSSO PAÍS TERÁ CONTRA A ARGENTINA, ISSO MESMO, NOSSOS TRADICIONAIS RIVAIS, UM EMBATE EMOCIONANTE PELO TÍTULO DA LIBERTADORES E O PAÍS TODO ESTARÁ DE OLHO CERTO !!? ERRADO !!! ( !!!!!!!! )

    É POR ISSO QUE EM MINAS , NO SUL , ATÉ NO NORDESTE, E ONDE HÁ VIDA INTELIGENTE A GLOGO É CADA VEZ MAIS ODIADA!! ACHO QUE SE UMA TV COMPRA OS DIREITOS DE TRANSMISSAO DE UMA COMPETIÇAO, TEM A OBRIGAÇAO DE MOSTRAR O QUE COMPROU , INDEPENDENTE SE O TIME DE SUA PREFERENCIA CHEGOU NA FINAL OU NÃO!!

    A GLOBO EM COLUIO / ANUêNCIA DA CBF ESTÁ FORÇANDO O REMANEJO DE JOGOS PARA AS PRAÇAS DE RIO E SAO PAULO A FIM DE EVITAR A TRANSMISSÃO DA DECISÃO DA LIBERTADORES , EM QUE PESE ESTE SER O JOGO DE MAIOR APELO, ESPORTIVAMENTE E MERCADOLOGICAMENTE, MESMO QUEM NAO É CRUZEIRENSE ESTÁ CURIOSO PARA VER ESTA FINAL, MESMO OS GREMISTAS , QUE CERTAMENTE TORCERÃO CONTRA OS CELESTES !!!

    AO FAZER O QUE FEZ A GLOBO ESTÁ LESANDO OS PATROCINADORES E AO PROPRIO CRUZEIRO BEM COMO TODA A GRANDE COLONIA DE MINEIROS E NAO TORCEDORES DO CORINTIANS QUE VIVEM EM SAO PAULO E ESTÃO ANCIOSOS PRA VER O JOGO!!

    EU COMENTEI ISSO TAMBÉM NO MEU BLOG SOBRE AS IRRESPONSABILIDADES DE JOGADORES , DIRIGENTES E JORNALISTAS QUE INSUFLAM TORCEDORES A GUERRAS CAMPAIS !! AÍ ANO QUE VEM , SE CHEGA UM TIME DE SAO PAULO NA FINAL DA LIBERTADORES , ELES NOS ENFIAM O JOGO GOELA ABAIXO, DAÍ VAI AUMENTANDO A ANTIPATIA COM OS TIMES DAÍ DE SAO PAULO !!

    É SURREAL O PAÍS ESTAR DISPUTANDO UM TRICAMPEONATO DO TÍTULO MAIS IMPORTANTE DO CONTINENTE E UM BANDO DE VEN- DIDOS COLOCAR O MÉRITO DESPORTIVO EM SEGUNDO PLANO !

    ACHO QUE ISSO DARIA ATÉ CAUSA DE JUSTIÇA COMUM , POR PERDAS E DANOS!!

    IMAGINEM , ALÉM DO INTERESSE QUE UMA DECISÃO DE LIBERTADORES DESPERTA, QUANTO O CRUZEIRO PODERIA ARRECADAR A MAIS EM PATROCINIOS E EM IMAGEM !!

    MAS É O JOGO SUJO QUE A MIDÍA DE SAO PAULO E RIO FAZEM COM O RESTO DO PAÍS!!

    POBRE ASSIS CHATEAUBRIAND, MINEIRO QUE INTRODUZIU A TV NO BRASIL, DEVE ESTAR SE MECHENDO NO TÚMULO !!

    NO MÍNIMO , JÁ QUE A GLOBO NAO QUER MOSTRAR , DEVERIA HAVER UM TERMO CONTRATUAL QUE PERMITISSE O TIME A VENDER SEU ESPETÁCULO A OUTRA EMISSORA QUE QUIZESSE TRANSMITÍ-LO EM REDE NACIONAL !!!

  23. ROSSI ALE LE BLEUS CRUZERAO disse:

    É MAURO, OBRIGADO POR RESGATAR COM O DEVIDO VALOR E RESPEITO OS HEROIS DO TITULO DE 76 , ME EMOCIONOU INCLUSIVE A MANIFESTAÇAO DO JORGE ANTONIO , PROVAVEL- MENTE TORCEDOR DO ALIANZA DE LIMA, TIME A QUEM O CRUZEIRO VENCEU PRO 4 X 0, JUSTAMENTE O ULTIMO JOGO DO ROBERTO BATATA, QUE MORREU EM ACIDENTE DE TRANSITO NO BRASIL LOGO DEPOIS QUE O TIME CHEGOU A BH !!! EM 76 EU TINHA 8 ANOS DE IDADE, SO UM ANO A MENOS QUE VOCÊ MAURO, AINDA NAO TINHAMOS TV COLORIDA, MAS ME LEMBRO DA ALEGRIA DE MEU PAI E DAS CAMISAS NOVINHAS DO CRUZEIRO QUE ELE COMPROU PRA NÓS !! EMOCIONA, ARREPIA !!! OBRIGADO !!!

  24. Wanderson Gomes da Silva disse:

    Mauro…eu fiz questão de assistir o band esporte hoje…e estou revoltado…eles falaram de todos os jogos da história de corintians e fluminense…reportagem sobre treino no corintians…discutiram tudo sobre o jogo de hoje do corintians…não tenho nada contra o corintians…é um clube que merece meu respeito…mas nem falaram praticamente da final da libertadores…um absurdo…depois terão a cara de pau de falar que cruzeiro é Brasil na Libertadores…uma falta de respeito ao meu ver…com relação ao texto….puxa que tempo heim mauro….cruzeiro de joaozinho…palmeiras de ademir da guia…inter de falcão…atlético de reinaldo….hoje somos obrigados a assistir todos os jogos de corintians de souza, jorge henrique, etc

  25. ROGER disse:

    M
    AURO GRACAS A DEUS EU ESTAVA NO MINEIRAO NOS 4X1
    E LEMBRO DO DESESPERO DOS GRINGOS QUANDO LOGO DEPOIS
    DO GOL DE NELINHO ,ONDE O fILLOL NAO QUIS BARREIRA
    LOGO APOS HOUVE UMA OUTRA FALTA NO MESMOLUGAR
    E OS GRINGOS SAIRAO CORRENDOS COMO UM LOUCO E FIZERAM A BARREIRA
    E O NELINHO BAM! MANDOU NA TRAVE
    ELES AINDA NAO CONHECIAM A FORCA DO CHUTE DE NELINHO E A
    CURVA QUE ELE FAZIA NA BOLA
    UM DOS MELHORES TIMES DO FUTEBOL BRASILEIRO
    POR ISSO EU SOU ORGULHOSO DE TORCER PELO CRUZEIRO
    A LIBERTADORES SERA NOSSA
    EU ACREDITO E MUITO
    FOI DEMAIS

  26. Henrique disse:

    Pena que só tenho 16 anos de idade! T_T

  27. Bruno disse:

    infelizmente no brasil a politica rio-sao paulo impede de que o povo veja a final!!

    ate os proprios paulistas gostariam de ver essa final!!

    mas mesmo assim o cruzeiro vai ganhar e levar esse titulo!!

    como sempre cm nossas forças!!
    sem ajuda de imprensa alguma, ate melhor assim pois o titulo eh de puro merecimento nosso!!

  28. João Renato disse:

    Recordar é Viver!!!

    já solicitei em vários programas de ¨Melhores momentos do Futebol¨

    a reprise deste jogo, MAURO FOSTE MUITO FELIZ NA LEMBRANÇA,

    aos mais novos( eu tinha 15 anos na época ) vale recordar que o torneio

    (a libertadores da américa) era desconhecido, assisti aquele jogo porque

    o time do Cruzeiro era fantástico ( a pelos tres anos vinha encantando a

    todos com seu futebol maravilhoso) e REALMENTE assistir algum jogo

    de futebol na TV era fato raro,

    felizmente, hoje temos a internet para visitarmos, como folheavamos

    os albúns de fotografias…

    muito obrigado pelos endereços, para eu poder matar a saudade e

    mostrar esse jogo aos meus Filhos!!!!!

  29. Leonardo disse:

    Mauro, boa tarde!
    Sou atleticano, mas não sou maluco. Como pode um jogo FINAL DE LIBERTADORES não ser transmitido para o Brasil inteiro? Claro que não torci para o Cruzeiro, mas ontem este jogo estava em primeiro lugar na minha agenda. Imagino que também na agenda de outros MILHARES de torcedores de outros clubes, que com certeza queriam ver um JOGAÇO, digno de uma decisão de LIBERTADORES. Leio sempre seu blog e te admiro muito pela imparcialidade e visão. Seu texto foi excelente! Saudações atleticanas!

  30. nao gostei disse:

    nao gostei

  31. nao gostei disse:

    raracruzeiro esporti clube

  32. FABIO RIBEIRO disse:

    Mauro, tinha 11 anos naquele tempo. São paulino doente, tinhamos perdido uma final da Libertadores, dois anos antes contra o Independiente nesse mesmo estádio em Santiago, com o Zé Carlos perdendo um penalti (ouvi pelo rádio). Mas desse jogo do Cruzeiro, já havia transmissão pela TV, preto e branco, me lembro como se fosse hoje, assisti com meu pai, também são paulino doente, mas um amante do futebol. Que saudade… Torci pelo Cruzeiro como se fosso o tricolor… que alegria quando o Joãozinho, malandramente, passou na frente do Nelinho e pimba… Depois, se o Cruzeiro perdeu a final do Mundial para o Bayer que tinha um timaço…. bons tempos…. abraço…

Deixe um comentário


.