Números de Neymar não são simulados



Neymar lidera estatísticas na Copa do Mundo (Foto: AFP)

Osorio, técnico do México, criticou as possíveis simulações de Neymar. Peter Schmeichel, ex-goleiro da Dinamarca e pai do atual arqueiro dinamarquês, também. Cantona, ídolo francês, também já havia feito o mesmo. No primeiro jogo da Seleção na Copa do Mundo, contra a Suíça, imprensa e torcida também criticaram o atacante por sua postura.

As atitudes de Neymar até podem ser exageradas em certos momentos, teatrais, o que não apaga as faltas recebidas. Menos ainda as suas boas atuações e a busca pelo protagonismo. Não necessariamente com individualismo – ao menos nas últimas partidas.

Curiosamente, os mesmos que reclamam das atuações ditas teatrais do jogador ignoram suas atuações esportivas, ou a deixam em segundo plano.

Nos últimos dias, muitos se concentraram na estatística que mostra o camisa 10 como o jogador que mais sofreu faltas na Copa do Mundo. Dados utilizados por quem queria apontar o brasileiro como cai-cai e também por quem tenta defender o atacante. Mas os números de Neymar que impressionam são outros.

Num Mundial onde se esperava grandes atuações individuais de Messi e Cristiano Ronaldo, é o craque do Brasil quem domina as principais estatísticas da competição. Se a artilharia ainda é algo distante, outros quesitos colocam o atleta do PSG como um dos jogadores mais participativos e perigosos dessa Copa.

E nem é necessário o VAR para constatar isso.

Neymar é o maior driblador, maior finalizador – em volume e acertos -, o atacante que mais acerta passes e o jogador que mais chances de gol criou nesta Copa do Mundo até agora. É ainda o segundo que mais acertou cruzamentos, ficando atrás apenas de Kevin De Bruyne, da Bélgica. Entre os atacantes, aparece ainda na segunda posição também no ranking de lançamentos completados, empatado com Messi, da Argentina. Cavani, do Uruguai, lidera.

Há quem reclame do excesso de exposição de Neymar fora de campo. Justo. Porém, certo é que no campo, onde realmente interessa, ele também não tem se escondido.

NÚMEROS DE NEYMAR NA COPA 2018
– Dados do Footstats

4 jogos
2 gols
1 passe pra gol
14 assistências para finalização
12 finalizações em gol
11 finalizações pra fora
164 passes certos
24 passes errados
3 lançamentos certos
2 lançamentos errados
10 cruzamentos certos
24 cruzamentos errados
12 dribles certos
4 dribles errados
3 desarmes
23 faltas recebidas
4 faltas cometidas



MaisRecentes

Bruno César não é Maxi López



Continue Lendo

Sub-20 do Vasco poderá superar o desempenho do time de 2010, que revelou Allan e Luan



Continue Lendo

A Martín o que é de Martín



Continue Lendo