Não há mérito na obrigação



Empate com o Ceará impediu a queda do Vasco (Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco)

O Vasco não caiu.

Essa frase deveria ser tão estranha de se escrever, ou ler, quanto dizer que o Cristo Redentor não fechou os braços. Pelo simples fato que as estruturas sólidas, rígidas, jamais deveriam mudar de forma ou estado. O Vasco, porém, é cada vez menos concreto e mais imaginário.

Quinta maior torcida do Brasil, sexto maior campeão brasileiro e bicampeão sul-americano, o Cruz-Maltino, hoje, rotineiramente se vê brigando até o último minuto para ser o 16º do país. E há quem veja alívio nisso. Não é. No máximo, um paliativo de curto efeito.

O Vasco se livrou de seu quarto rebaixamento, mas sem nenhuma perspectiva de que não irá repetir o sofrimento no próximo ano. A dita trégua nos bastidores, anunciada nos últimos meses, deve acabar em breve. Afinal, brigam pelo Vasco, por sua posse, não pelo seu bem. E o time na 1ª divisão é o filho que todo pai quer ter.

A diretoria que tanto fala em austeridade financeira fechará as contas do ano com um empréstimo. Ou seja, com uma nova dívida a ser paga no futuro – breve. O time, que tropeçou em tudo que disputou no ano – e principalmente na própria história -, termina a temporada sem qualquer indício de melhora. Pelo contrário, é uma equipe ainda mais enfraquecida do que a que começou 2018 sob o comando de Zé Ricardo.

Valentim não inspira confiança. O elenco, idem. A diretoria, menos ainda. Portanto, não há o que comemorar.

Permanecer na Série A não é um mérito do Vasco, é uma obrigação, como não deixar o filho recém-nascido cair no chão ou não atropelar um pedestre na faixa com o sinal vermelho. O certo é você voltar para casa todos os dias sem ter que celebrar tais feitos, do contrário, há algo de muito errado.

Ou o Vasco muda, com urgência, ou os anos tenebrosos seguirão a se repetir. Pior: passarão a ser, se já não são, normais.



MaisRecentes

Bruno César não é Maxi López



Continue Lendo

Sub-20 do Vasco poderá superar o desempenho do time de 2010, que revelou Allan e Luan



Continue Lendo

A Martín o que é de Martín



Continue Lendo