Milton Mendes achou a posição de Pikachu



Pikachu marcou gols nos dois jogos como titular (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)

Pikachu marcou gols nos dois jogos como titular (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)

Três coisas diferem Yago Pikachu de seus principais concorrentes na posição: a velocidade, o poder de definição e a polivalência. Kelvin é rápido, mas não tem a mesma qualidade na finalização. Já Wagner tem boa pontaria, porém, não goza da mesma agilidade. Nem vitalidade.

Quem mais se aproxima, por característica, é Guilherme Costa. Foi também quem teve o melhor início de temporada entre os que brigam pela vaga de titular na meia-direita. Entretanto, além de bagagem no profissional, lhe falta a polivalência de Pikachu. Não para alterar de posição em caso de substituição, mas durante o jogo.

Gilberto é um lateral ofensivo, que gosta de entrar na área adversária. Assim como Yago, nos tempos de Paysandu. Por isso, precisa de cobertura – com Kelvin enfrentou este problema. A dobra – e ocasionais inversões – dos dois na direita tem funcionado. Facilita por ambos conhecerem a posição.

Quem quiser uma vaga entre os 11 de Milton Mendes, é bom começar a pensar em atuar pela esquerda. Talvez seja o ponto ainda indefinido do time.

Como Andrezinho não tem a velocidade e nem as características de Pikachu, a função de ir ao fundo, centralizar como centroavante quando a jogada se inicia do lado oposto e acompanhar o lateral adversário ficou com Henrique, sobrecarregando o camisa 6, enquanto que o meia se posicionava mais recuado quando a equipe tinha a posse de bola.

Ter alguém com atributos semelhantes ao de Yago na esquerda seria uma boa opção para ter equilíbrio nas ações. Neste caso, Manga – que entrou muito bem contra o Flamengo -, Kelvin e Guilherme surgem como favoritos na disputa. No meu modo de ver, Wagner tem qualidades mais parecidas com as de Nenê, podendo ainda atuar ao seu lado quando o time necessitar de um formação mais ofensiva, sacando um dos volantes. É um jogador de cadência, não de velocidade, como Andrezinho.

Pikachu hoje é titular. Mais que isso: é peça chave, inclusive nas puxadas de contra-ataque treinadas por Milton.

Se mantiver esse rendimento, dificilmente sai.



MaisRecentes

Trabalho de Luxemburgo no Vasco merece mais respeito



Continue Lendo

Marrony empata com Pikachu na artilharia do Vasco na temporada



Continue Lendo

A luta de Marrony



Continue Lendo