‘Lembra dele no Vasco?’ – Geovani



Geovani em ação pelo Vasco (Foto: Reprodução/ Site Oficial do Vasco)

Geovani em ação pelo Vasco (Foto: Reprodução/ Site Oficial do Vasco)

Como o prometido no texto intitulado ‘O Vasco e o Sul-Americano Sub-20’, o ‘Lembra dele no Vasco?’ começa hoje a relembrar os jogadores que foram campeões continentais pela Seleção de Juniores enquanto vestiam a camisa vascaína. E o primeiro deles, vitorioso em 1983, é Geovani.

O capixaba apareceu para o mundo do futebol ainda muito jovem. Com apenas 18 anos de idade saiu da Desportiva-ES e foi brilhar no gramado de São Januário. O “Pequeno Príncipe”, como ficou conhecido no Vasco, chegou ao clube em 82, numa equipe que contava com Ernani, Roberto Dinamite, Rondinelli e Pedrinho Gaúcho.

Em sua terceira partida já conseguiria o seu primeiro gol com a camisa cruz-maltina e sua estreia como titular ocorreu já em seu quinto jogo – fichas abaixo. Nascia ali um dos maiores craques vascaínos de todos os tempos.

Em 1983 conquistou o Sul-Americano Sub-20 pelo Brasil, marcando o gol da vitória na final contra a Argentina. Um de seus companheiros de time era o atacante Mauricinho, que na época defendia o Comercial-SP e acabou sendo contratado pelo Cruz-Maltino logo depois.

Em 88, ao lado de Romário, foi o grande nome da seleção brasileira nas Olimpíadas, mas nem a habilidade desses dois baixinhos conseguiu fazer com que o Brasil trouxesse a tão sonhada medalha de ouro no futebol – até hoje não conquistada. No mesmo ano, logo após os jogos olímpicos, foi negociado com o Bologna, da Itália, onde disputou duas temporadas.

Em seguida rumou para a Alemanha, mais precisamente para o Karlshurer, onde ficou até retornar ao Vasco, em 92. Conquistou os Cariocas de 92 e 93 e foi negociado novamente em 94, desta vez com o Cruz Azul, do México. Voltou a vestir o manto vascaíno em 95, desta vez por apenas mais uma temporada.

Já em fim de carreira Geovani voltou à sua terra natal, no Espirito Santo, e encerrou a sua carreira jogando pelos clubes do estado. O ex-jogador, que sofre de uma doença chamada polineuropatia – e faz com que tenha que usar uma bengala para andar – está se recuperando da enfermidade lentamente e espera que em breve volte a ter os movimentos perfeitos das pernas.

Pernas estas que muitas alegrias deram à torcida vascaína, e pés que foram imortalizados na calçada da fama do Maracanã.

FICHA DO JOGADOR
Geovani Faria da Silva
apoiador, 06/04/1964, Vitória-ES

Pelo Vasco

1982 – 17 jogos e 3 gols
1983 – 31 jogos e 3 gols
1984 – 46 jogos e 11 gols
1985 – 46 jogos e 3 gols
1986 – 50 jogos e 3 gols
1987 – 57 jogos e 5 gols
1988 – 47 jogos e 13 gols
1989 – 13 jogos e 0 gols
1991 – 13 jogos e 0 gols
1992 – 18 jogos e 0 gols
1993 – 46 jogos e 8 gols
1995 – 24 jogos e 0 gols
Total – 408 jogos e 49 gols

Estréia de Geovani com a camisa do Vasco:

Vasco Da Gama 1 x 2 Bangu (RJ)
Data – 15/08/1982
Campeonato Estadual
Local : Estádio Do Maracanã (Rio De Janeiro – RJ)
Arbitro : Wilson Carlos Dos Santos Público : 29.349
Gols : Rubens Feijão (Bangu 28/1ºT), Arthurzinho (Bangu 38/1ºT) e Pedrinho (Vasco 42/2ºT)

Vasco – Mazarópi, Rosemiro, Rondinelli, Celso, Pedrinho, Serginho, Ernâni, Dudu, Pedrinho Gaúcho, Roberto Dinamite e Renato Sá (Geovani) Técnico : Antônio Lopes
Bangu – Tião, Índio, Moisés, Tecão, Marco Antônio, Mococa, Arthurzinho, Rubens Feijão (Márcio), Dreyfuss, Vagner e Vilmar (Marcelo) Técnico : João Francisco

Primeiro gol de Geovani com a camisa do Vasco:

Vasco Da Gama 3 x 1 Americano De Campos (RJ)
Data: 28/08/1982
Campeonato Estadual
Local : Estádio De São Januário (Rio De Janeiro – RJ)
Arbitro : José Roberto Wright
Público : 10.301
Gols : Rosemiro (Vasco 5/1ºT), Chico Explosão (Americano 39/1ºT), Pedrinho (Vasco 18/2ºT) e Geovani (Vasco 29/2ºT)

Vasco – Mazarópi, Galvão, Rondinelli, Celso, Pedrinho, Serginho (Geovani), Ernâni, Dudu, Rosemiro, Roberto Dinamite e Marquinho Técnico : Antônio Lopes
Americano De Campos – Amauri, Totonho, Orlando Fumaça, Oliveira, César, Luisinho Rangel, Índio, Miguel Amaral (Nélson), Jorge Luís (Carlos Roberto), Chico Explosão e Sérgio Pedro Técnico :

Facebook – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
Twitter – https://twitter.com/BlogDoGarone



MaisRecentes

Pikachu se torna um dos 15 maiores artilheiros do Vasco na história do Brasileiro



Continue Lendo

Pikachu ultrapassa Alecsandro no ranking de artilheiros do Vasco neste século



Continue Lendo

Benítez e Pikachu sobem no Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo