Jucilei é tudo o que Abel quer e o Vasco não precisa



Jucilei está na mira do Vasco (Foto: Rubens Chiri/São Paulo)

Abel Braga queria um volante alto, experiente, com bom passe e controle de jogo para atuar entre os zagueiros, ajudando na saída curta e também na longa. Essas são algumas das características dos times do treinador, que tentou manter Richard e não conseguiu.  O novo alvo do Vasco é Jucilei.

Em 2018, Jucilei foi o segundo maior passador do São Paulo no Campeonato Brasileiro, com uma média de 38,9 toques certos, segundo dados do Footstats – ficou atrás apenas de Rodrigo Caio, com 39,8/j. Foi também o líder em lançamentos certos (60) e inversões de jogo (19). No Paulistão do mesmo ano, também foi o que mais concluiu viradas de jogo (15).

Em boa fase, caberia perfeitamente na ideia de jogo de Abel. Mas o seu 2019 foi bem diferente.

Após eliminação da Libertadores, contra o Talleres, ainda em fevereiro – dois gols em batidas da entrada da área, sem marcação -, Jucilei perdeu a condição de titular e pouco foi aproveitado. Na temporada, foram apenas 11 jogos, sendo quatro no Brasileiro – substituído em todos. Uma verdadeira incógnita para 2020, independente da camisa que vista.

Um risco alto para quem tem pouca margem pra erro.

Quando o São Paulo comprou o jogador que pertencia ao Shandong Luneng, da China, em janeiro de 2018, por cerca de R$ 4,6 milhões, seus salários giravam em torno de R$ 500 mil, além de bonificações por metas conquistadas. Muito além do que os cofres vascaínos permitem, mesmo dividindo com o Tricolor.

Um valor alto, principalmente se analisarmos o fato de ser um jogador já de 31 anos e que não vem de boa temporada. Foi o mesmo que ocorreu, por exemplo, com Bruno César e Marquinho no ano passado. Um risco alto para um cofre tão curto. E em uma posição onde o titular já pode estar no elenco: Bruno Gomes, melhor em campo no empate em 0 a 0 com o Bangu.

O Vasco, hoje, tem apenas Bruno para fazer a função de primeiro volante na equipe, com as características de controle de jogo que Abel procura. Nem por isso um gasto excessivo com Jucilei se justificaria. Ainda mais correndo o risco de se tornar reserva antes do meio do ano.

A última coisa que o Vasco precisa é de novas dívidas milionárias com atletas pouco aproveitados. Isso, o elenco já está cheio.



MaisRecentes

Comentarista português elogia Carlinhos, possível reforço do Vasco: “Um nível superior”



Continue Lendo

Vasco renova o contrato de lateral até dezembro de 2021



Continue Lendo

A saída de Guarín do Vasco



Continue Lendo