Blogs Lance!

Blog do Garone

Dispensas escancaram a falta de planejamento do Vasco na hora de contratar



Ribamar fez apenas 14 jogos pelo Vasco (Carlos Gregório Jr/Vasco)

Desde que chegou ao Vasco, Vanderlei Luxemburgo deixou claro que não trabalharia com um elenco de mais de 40 jogadores, como se encontrava o clube naquele momento. Justo. O excesso de atletas não era um problema apenas de logística nos treinamentos, mas também financeiro.

O Vasco gasta muito com jogadores que pouco jogam. E não é de hoje.

De forma gradativa, o Cruz-Maltino vai enxugando o seu grupo e, consequentemente, a sua folha salarial. É a única forma possível de chegar ao fim do ano com as contas em dia – ou o mais próximo disso – e conseguir novas contratações no mercado.

O que chama a atenção, porém, é que a grande maioria dos jogadores que compõem a barca vascaína chegaram recentemente a São Januário. Cláudio Winck, Ribamar, Jairinho e Vinícius Araújo ficaram de fora da viagem para Foz do Iguaçu e não devem permanecer na Colina. Nenhum dos quatro sequer completou um ano de clube.

O atacante ex-Bangu foi anunciado a apenas dois meses. Araújo, o mais ‘antigo’ do quarteto – foi contratado em agosto do ano passado -, não esteve em campo sequer por 200 minutos – tem um problema crônico no joelho. Winck, apenas 300.

Recentemente o Vasco já havia dispensado Bruno Silva – clube e jogador ainda brigam na Justiça – e Luiz Gustavo, que tiveram seus contratos renovados no início da temporada – Bruno, duas vezes. Ambos acertaram com o Guarani. Willian Maranhão, que estendeu seu vínculo até o fim de 2022, logo em seguida foi emprestado ao América Mineiro.

Negociações que seguem sem explicações, técnicas ou financeiras.

É natural que ocorram mudanças com a chegada de um novo treinador e um diretor técnico. Todos estas contratações foram feitas ainda com Alexandre Faria no comando do futebol do clube. Alexandre Campello, presidente vascaíno, porém, desde o ano passado acumula também a função de vice de futebol. Ou seja, as decisões passavam – ou deveriam, como vice ou presidente – por suas mãos.

É inviável para qualquer clube montar e desmontar elencos a cada alteração de comando na comissão técnica. É preciso ter convicção nas escolhas feitas. E isso precisa vir de cima.

Dos 26 reforços contratados pela atual gestão antes dessa janela – chegaram ainda Richard e Marquinho -, onze já deixaram o clube ou estão fora dos planos – casos de Ribamar, Jairinho, Winck e Vinícius Araújo. Outros dois que chegaram antes, renovaram e também já se despediram do elenco: Thiago Galhardo e Luiz Gustavo.

O alto volume de saídas de jogadores recém-contratados ou que renovaram a pouco tempo mostra a falta de planejamento – ou de responsabilidade – da diretoria na hora de ir ao mercado. Agora, precisa enxugar o elenco que ela mesma inchou. Ou seja, resolver o problema que ela mesma criou.

O que já foi gasto, no entanto, ninguém enxuga mais.

JOGADORES CONTRATADOS NA ATUAL GESTÃO QUE JÁ DEIXARAM O VASCO

– Bruno Silva (renovou duas vezes)
– Giovanni Augusto
– Lenon
– Lucas Kal
– Lucas Perdomo
– Maxi López
– Willian Maranhão (renovou uma vez)

JOGADORES QUE RENOVARAM E DEIXARAM O CLUBE

– Luiz Gustavo
– Thiago Galhardo

JOGADORES CONTRATADOS QUE NÃO SERÃO APROVEITADOS

– Cláudio Winck
– Jairinho
– Ribamar
– Vinícius Araújo

Youtube: Canal do Garone
Twitter: @BlogDoGarone
Facebook: /BlogDoGarone
Instagram:@BlogDoGarone



MaisRecentes

Pikachu se isola na artilharia do Vasco na temporada



Continue Lendo

Pikachu bate mais um recorde com a camisa do Vasco



Continue Lendo

Vasco é castigado pelo VAR



Continue Lendo

Autor

André Schmidt

Formando em Jornalismo, André Schmidt escreve desde 2008 para sites e blogues esportivos. Como convidado, já produziu textos para Jornal dos Sports, Jornal do Brahmeiro, Trivela e Goal. Manteve também colunas em Os Geraldinos, pertencente a Placar na época (2011), SãoJanuário.Net e SuperVasco, além de ter tido matérias e pesquisas publicadas no Jornal Marca e no site NetVasco. Desde junho de 2014 trabalha no Grupo LANCE!, quando foi convidado para fazer parte da equipe de Mídias Sociais durante a Copa do Mundo.

andrefschmidt@gmail.com

@BlogDoGarone