Comendo pelas beiradas



Henrique e Pikachu vêm consolidando nas laterais do Vasco (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)

Pouco se esperava do Vasco após o início de ano conturbado no clube, com problemas políticos e saídas de atletas importantes. Esperava-se menos ainda das laterais da equipe, sem os titulares Madson e Ramón. O primeiro, negociado com o Grêmio, e o segundo, lesionado.

Pikachu e Henrique, porém, têm sido fundamentais no time de Zé Ricardo.

Os números falam por si só. Yago é o artilheiro do time na temporada, com 4 gols. O camisa 6, por sua vez, é o líder em passes para gol no ano, empatado com Thiago Galhardo, Wagner e Paulinho.

Além disso, Henrique é o lateral de melhor aproveitamento na Libertadores entre os jogadores com mais de uma tentativa de cruzamento, acertando 57%  – quatro de sete -, segundo o Footstats. O canhotinho é ainda o líder do Vasco em assistências para finalização na competição continental, com sete.

A qualidade ofensiva dos dois, porém, já era conhecida. Ambos sempre foram laterais de muita chegada à frente. Faltava à dupla consistência defensiva e entender o tempo certo de subir e o de ficar. Zé parece ter aprimorado isso nos dois. Aliás, esse tem sido um dos gritos constantes do treinador no banco de reservas. Os berros do técnico condenam e aprovam os avanços de seus laterais, que muitas vezes se tornam alas, com Desábato formando uma linha de três ao lado dos zagueiros para a liberação dos dois.

Ainda há falhas de cobertura, espaços para cruzamentos, mas menos do que antes.

Méritos de Zé Ricardo que tem conseguido aproveitar o melhor da dupla sem escancarar suas deficiências. Mérito da organização, alcançada em 2017 e que aos poucos vem sendo remodelada para esta temporada após as perdas.

Pelas beiradas, o Vasco tenta surpreender em 2018.



MaisRecentes

Sub-20 do Vasco poderá superar o desempenho do time de 2010, que revelou Allan e Luan



Continue Lendo

A Martín o que é de Martín



Continue Lendo

Valentim precisará fazer muito mais em 2019 para justificar sua permanência



Continue Lendo