publicidade


Galo: a bola da vez?

por janca em 14.dez.2012 às 10:59h

Se a Libertadores de 2012 foi do Corinthians, a de 2013 pode ter no Atlético-MG o grande destaque entre os brasileiros, que irão muito fortes para a competição.

Caso mantenha a base que conquistou o vice no Brasileiro _e a tendência é justamente essa_ e consiga reforços “pontuais”, o Galo tem tudo para ser uma grata surpresa no torneio do ano que vem.

 A maioria dos analistas tem o foco no campeão do Nacional, o Flu, sem falar em Corinthians, atual campeão da Libertadores, São Paulo, que tem tradição no torneio sul-americano, e no próprio Grêmio, outro que costuma se sair bem no continente. Mas de todos os brasileiros que vão à competição ano que vem, acho que tem jogado o futebol mais bonito e vistoso é o Atlético.

Como pra muitos ser vice não é nada _quando não é bem assim_, acabam se esquecendo do que apresentou o Galo sob o comando do Cuca. Partidas e jogadas incríveis, com muita dedicação, um grupo unido, destaque para Ronaldinho Gaúcho e Bernard, futebol ofensivo e arriscado, como há tempos não se via por aqui.

O Atlético lembrou-me dos bons momentos do futebol brasileiro, especialmente quando ia ao ataque. Podia levar dois que lutava até o fim pra tentar fazer três. É o time que mais quero ver em ação na Libertadores, inclusive pelos riscos que assume. Corinthians, Fluminense, Grêmio e São Paulo parecem mais previsíveis, o que não é um demérito. Já o Palmeiras, com a queda na Série B e os rachas internos que dificultam o planejamento pra 2013, entra como franco-atirador.

Não acho o Atlético favorito, já que um futebol mais pragmático na Libertadores, como apresentou o Corinthians em 2012 pode ter mais sucesso do que o do Galo, mas sou dos que apostam que os jogos dos mineiros serão mais interessantes. Ou podem ser. Para o bem ou para o mal. E nessa perspectiva _de jogar para a frente e arriscar_, manter Bernard, como insiste Cuca, é fundamental. Foi a grande revelação do Brasileiro deste ano e fez muita falta na Olimpíada, só tendo sido lembrado pela comissão técnica da seleção após o time ter deixado escapar o ouro em Londres.

Tags: , , ,

37 comentários para “Galo: a bola da vez?”

  1. Mario disse:

    meus favoritos são Flu e Timão ,ñ aponto o galo como favorito por q o Cuca ainda tem emocionam muito fraco ,tanto q passou por grandes clubes e ñ ganhou grandes titulos

    • janca disse:

      Não estou apontando favoritos, estou apenas dizendo que o time que quero muito ver em campo, para o bem ou para o mal (espero que para o bem), é o Galo. O Atlético-MG jogou muito bonito em 2012 e tem tudo pra repetir a dose em 2013. O que não quer dizer conseguir resultados. Às vezes com um futebol pragmático você se sai melhor, em termos de resultados, do que com um futebol vistoso, que é o que o Atlético tem.

      • Wanderley Damasco disse:

        Vi jogos do Galo fora de casa e na maioria das vezes teve um desempenho muito fraco. Quando não perdia, era pela qualidade de Ronaldinho. Essas partidas de futebol vibrante e criativo só mesmo no Independência. Não tinha como ganhar o Brasileiro. E a distância só não foi maior pq o campeão abandonou o campeonato depois da conquista diante do Palmeiras. Isso é fato. Por isso, o que mostrou no geral é pouco para o Galo ser campeão da Liberta. Em 2011 o Cruzeiro de Cuca jogava um futebol bem parecido, fazia alguns jogos bem legais, mas não passou das oitavas na Liberta.
        O Corinthians não vai conseguir repetir a façanha. O time não produz com a eficiência de antes. Acho que mesmo sem Lucas (mas com outros reforços), o São Paulo é o time, que junto com o Grêmio e o Flu, chegarão mais longe na competição. Qto ao título, sorte tb é fundamental. Ex: o Flu perdeu Deco e Fred nos jogos contra o Boca e ainda levou um gol aos 47 do 2º tempo. E o Diego Souza perdeu aquele gol feito quase no final contra o Corinthians que mataria o jogo. Mas mesmo com LDU (garra, altitude e sorte) e Velez (técnica), pode dar um brasileiro.

    • rubens disse:

      Pode até parecer preconceito, mas os times do Cuca sempre jogam bem e perdem no final, parece ser emocional mesmo.

  2. Ton disse:

    Janca, eu entendo que para fazer um prognóstico mais analítico, é preciso esperar o sorteio dos grupos no dia 21. Acredito que assim como em anos anteriores teremos 2 Brasileiros no mesmo grupo.

    Mas dessa vez, eu vou com a maioria. Vejo o Fluminense como a equipe melhor preparada, tem um técnico muito competente e o melhor camisa 9 em atividade no futebol brasileiro.

    Então, pra mim o grande favorito é o Fluzão um pouco acima de Corinthians, São Paulo, Grêmio e Veliz que são outros que podem levantar o caneco.

    Acredito que o Galo pode fazer uma boa campanha, mas para o título são outros 500………até porque acho que vai perder o Bernad.

    • Alexlyzardo disse:

      Pela simples média dos gols por partidas disputadas Luis Fabiano sempre se mostrou mais Eficiente! e em 2013 terá GAnso-Jadson, Maicon-Cañete na criaçao, e com menos lesões ele terá chance de ser mais efetivo! Fred é um baita atacante, mas dentro da área Luis FAbiano é quem faz chover!

      • Ton disse:

        Ele é tão eficiente que deixou o time dele na mão na final da sulamericana.

        Para mim o Fred tem mais qualidade técnica, em matéria de lesões, os dois se machucam, mas o LF é muito “estoradinho” e cai em provocação fácil.

        E na seleção é Fred titular e Leandro Damião na reserva, LF só serve para o SP mesmo, isso quando ele não é expulso….

    • sergio disse:

      concordo.. antes do sorteio das chaves e da pré libertadores, não há como fazer prognósticos.
      A partir de sexta que vem, dia do sorteio, faça outro post colocando, inclusive, seus palpites!
      abss

      • janca disse:

        Não se trata de prognósticos. Trata-se de eu querer ver o Atlético-MG, um time que me encantou em 2012. Hoje, independentemente do sorteio, se tivesse que apontar o meu favorito entre os brasileiros diria Grêmio.

    • janca disse:

      Espero que não perca o Bernard. Mas repito que não estou falando de favoritos, estou falando do time brasileiro que tenho mais vontade de acompanhar na Libertadores. E que pode ser uma grata surpresa, ganhando ou não, se jogar o que sabe. Cuca pode ser instável emocionalmente, mas tem evoluído e sabe montar times que jogam pra frente.

  3. Francotimao disse:

    Ola, Janca, também acho q o galo deverá fazer uma bela campanha na libertadores mas ganhá-la é um tanto q dificil, não improvavel, mas dificil, afinal a libertadores é um torneio diferente de tudo, tem influencias fora de campo q refletem dentro do msm, tem catimba, cusparada, falta de fair play, deslealdade e para culminar é “organizada” pela CONMEBOL q de longe, muito longe, mas muito longe msm se parece com uma entidade preocupada com o verdadeiro futebol, então por esses ingredientes é q ela é tão dificil de ganhar, mas salvo melhor juizo, com as presenças de Corinthians, S. Paulo, Fluminense, Atletico, Palmeiras e Gremio, sem duvidas será uma competição alucinante e, penso quiça poderiamos ter uma final brasileira, acho q é possível pelo regulamento acontecer isso…Abs!!!!!!!!!!

    • janca disse:

      Também acho que, do ponto de vista da participação dos brasileiros, a Libertadores do ano que vem promete. Não digo que o Atlético vá ganhar, talvez fique na primeira fase, nunca sabemos, o que disse é que quero ver como é que irá se sair. Tem jogadores muito talentosos e um técnico que põe a equipe pra frente. E jogou com muita garra o Brasileiro de 2012. Como não ganhou o título, muitos acabam se esquecendo disso. Abs.

    • Mário disse:

      A Comembol realmente é isto tudo, mais ainda tem que piorar muito para chegar ao nivel da cbflu.

  4. Leonardo disse:

    O Galo infelizmente não vai conseguir nada… Emocionalmente, o Cuca não é bom bom treinador para Mata-Mata. Além disso, apesar de ganhar a maioria dos seus jogos em casa, fora de casa o time foi um desastre, e, no mata-mata jogar bem fora de casa conta mto.

    Os times com maiores chances de jogar bem a Libertadores são, Flu (pelo elenco) e Corinthians (pela experiencia) e, depois, Grêmio e SP.

    Se o Atl-MG chegar as quartas, será uma grande surpresa.

    • janca disse:

      Talvez você tenha razão, Leonardo, especialmente em relação ao mata-mata. Mas já que fala de favoritismo acho que, entre os brasileiros, se fosse apostar em apenas um diria que é o Grêmio quem tem mais chances.

  5. Alexlyzardo disse:

    O melhor time do segundo semestre no BRasil é o SPFC! CAmpeao do Returno BR e sulamericana! em 2013 nao tem lucas, mas tem GAnso! Mantendo o mesmo futebol deste semestre aliado a sua tradiçao no Continente é candidato forte!

    • janca disse:

      Lucas fará muita falta. E Ganso temos que ver como estará. É um talento, claro, mas a parte física e clínica pode pegar. Espero que esteja bem pra 2013.

      • Rodrigo disse:

        Não sei se é tudo isso, melhor time do segundo semestre. No BR deveu-se muito à queda de rendimento de equipes que estavam bem até então, como Atlético, Grêmio e Vasco. O Corinthians, por exemplo, jogou nas coxas, teve o ponto alto exatamente no segundo turno e acabou per perto do SPFC.
        .
        Quanto a Sulamericana, vamos concordar que o SPFC estava num nível bem maior que a de qualquer outra equipe ali (talvez tirando o Grêmio; esse foi uma piada). Nivel bem maior até que o do SPFC de 2011, cuja campanha foi suficiente apenas pra assegurar a vaga pra Sulamericana.
        .
        Mas é uma equipe forte pra Libertadores-13.

      • Rodrigo disse:

        - Corinthians está com o mesmo elenco do título e virá forte, sobretudo se ganhar o Mundial Interclubes.
        - Fluminense é, pra mim, ao lado do Corinthians, a melhor equipe do Brasil. Mas, jogo ou outro dá umas derrapadas pontuais inacreditáveis. Fez isso na Liberta-12 e rodou. Mas é serio candidato. E tem o largo do Fred.
        - O Grêmio precisa decidir se está no primeiro escalão ou não. Mas concordo com o Janca quando diz que na Libertadores costuma ser casca grossa.
        - Atletico-MG, dá pra ir tranquilo até as oitavas ou quartas. A partir daí vai depender de como time e torcida vão se comportar sob o peso da novidade.
        - O São Paulo, pra mim, é forte, mas está se sobrevalorizando neste final de temporada. Muito da boa fase no BR-12 se deve à queda de rendimento de outras equipes que estavam bem, como Grêmio, Vasco e Atlético-MG. Quanto a Sulamericana, convenhamos, nenhuma equipe ali estava no nível do SPFC – tirando o Grêmio, talvez; o Tigre foi uma piada. Aliás, nem o SPFC-2011, que só conseguiu a vaga pra Sulamericana, estava. Se abrir o olho (e o L. Fabiano não cagar) vai longe.
        - O Palmeiras, na dualidade que se encontra, se focar muito a Libertadores, não sobe ano que vem. Ou não, ninguém sabe.

  6. sandrofla disse:

    Jogaram bonito no brasileirão mas acho que para o Galo se consolidar em Libertadores precisa ter uma sequencia na competição. Observe que o Fluminense passou a ser respeitado aqui na America após manter uma sequência na competição, disputou uma final, tinha tudo para ser o grande vencedor no ano passado.
    O Galo precisa entrar forte nesse retorno a Libertadores e manter-se por lá nas próximas competições, claro que se já sair com um título nessa seria uma grata surpresa!

    Abraço Janca!

    • janca disse:

      Sinceramente não apostaria minhas fichas num título do Galo, Sandro, não na Libertadores do ano que vem, mas espero que o time apresente um pouco daquele futebol-arte do qual tantas e tantas vezes sentimos falta. Abs.

  7. Antonio disse:

    É CHACOTA, É COCOTA….

  8. ANTONIO disse:

    A CHACOTA DO BRASILEIRÃO. CAMPEÃO DA METADE DO CAMPEONADO. CHACOTA, COCOTA.

  9. João Pinho disse:

    Infelizmente futebol só bonito não vence campeonatos. É preciso aliar a futebol bem jogado com a eficiência e o atlético peca neste último quesito, ao contrário de Fluminense e corinthians!
    Um time que só vence uma partida fora de casa no segundo turno do campeonato não pode ter em jornalistas ou qualquer pessoa que não torça para o time a esperança que este seja o grande destaque entre os brasileiros!
    Acho que estão superestimando o botafogo-mg!

  10. Samuca disse:

    Galo? Pode ser sim, Janca. Aliás, boa tarde! Pode ser porque é uma competição mais curta que o Brasileirão. No campeonato nacional é necessário um elenco forte, na libertadores, penso eu, o conjunto dos onze titulares deve ser mais forte que o elenco inteiro. Se priorizar competição sul-americana o Galo tem condições de fazer uma bela campanha, mas fatalmente vai largar o brasileiro de lado. Quanto a reforços, penso que o Atlético deve buscar um centro-avante de peso (Tardelli seria um bom nome), um volante que tome conta da cabeça-de-área, um lateral esquerdo e uns dois ou três bons nomes para compor o banco. Abs!!!

  11. Daniel disse:

    hahaha

    Faz um tempinho que não comento em blogs e o seu, janca, é um dos melhores, mas dessa vez tive que comentar, o galinho JAMAIS será “a bola da vez”, é o menor dos ditos grandes, pra falar a verdade só é considerado grande por causa dos estaduais.

    Galo é nível Sport, Bahia, Coritiba… não tem como chamar de time da moda ou bola da vez. Se um dia ganhar a Libertadores será estilo LDU ou Once Caldas -> ZEBRA!

    Valeu!

    • rubens disse:

      Daniel seu infeliz!!!
      Podemos ver que realmente vc nao entende nada de futebol…vc responde somente pelo coracão!
      Vai ter que engulir o GALO campeão da libertadores!!
      Aguenta MEDIOCRE que 2013 só vai dar GALO!!
      Saudacões ATLETICANAS!!!

      • Daniel disse:

        hahahaha

        Mas não falei nenhuma mentira… fora do estado de MG o galinho é igual o cometa Halley, só é lembrado de 15 em 15 anos e mesmo assim nunca dá em nada hahahaha

        E quanto a eu não entender nada de futebol… dá até pena. Se você diz que eu respondo pelo coração você já supõe que eu não gosto do galinho, o que não é verdade,. já que esse clube é inexpressivo pra mim (e pra qualquer outro que vive fora de MG). Nunca tive nada contra o mediano de minas.

        Já você defendendo o galinho desse jeito é quem está respondendo pelo coração.

        Se olha no espelho pra não passar vergonha, hehehe.

        Torcedor de time pequeno em boa fase é engraçado!

  12. rubens disse:

    É isso ai Janca, se perder o Bernard o Atletico perde muito da qualidade que apresentou do Brasileirão do meio pra frente.

  13. Roger disse:

    Janca,o Brasil precisa disso,times fortes,estao aprendendo a segurar seus principais valores,esperamos um 2013 de futebol forte em todas as principais equipes!

  14. Roger disse:

    Realmente,Corinthians e Fluminense,mesmo fortes atualmente jah estao com planejamento para 2013,timao mesmo disputando o mundial jah tem novo contratado o mesmo ocorrendo no Flu,

  15. pintinho disse:

    janca concordo em genero e grau,mais se aparecer jose roberto rato junior, como que fica?

  16. Eduardo disse:

    Estou cada dia mais triste com a má vontade de alguns jornalistas com o Palmeiras,os comentários são injustos pois vc colocou alguns adjetivos sobre todos os times e ao menos se quer disse uma unica palavra sobre o Palmeiras ,se a tradição do grêmio vale, os elencos fortes de outros times tb valem, por que a tradição do Palmeiras ñ conta afinal são 4 finais de libertadores. Concordo que hoje é um time inferior a todos os citados , mas as vezes um time inferior pode surpreender ou por ser o Palmeiras tão maltratado por todos da imprensa e da própria diretoria não mereça respeito algum . Elogios e criticas são sempre bem aceitos mas o descaso com uma entidade que tanto fez para o futebol brasileiro é inaceitavél, mais respeito por favor com meu Palmeiras, obrigado.

    • janca disse:

      Tratei pouco dos outros times que estarão na Libertadores, pois o foco do post foi o Atlético. Sobre o Palmeiras não se trata de má vontade, quem tem má vontade com o clube parece ser a diretoria. O elenco do Palmeiras para a Libertadores está longe de ser o ideal, o clube segue rachado politicamente, a eleição presidencial só será em 21 de janeiro, não vejo, apesar da força da camisa, muita chance na Libertadores. Sem falar, claro, que pela segunda vez na história caiu para a Série B.

  17. Erik disse:

    E ainda terão o Mineirão lotado em todo jogo p/ ajudar.

  18. jose higino disse:

    quero ver esta cambada comentar o GALÂO DA MASSA agora depois de 02 (duas) partidas realiadas dentro do horto onde quem joga com o GALÂO ta MORTO, e fora que nos tambem abatemos este times, comente agora cambada, pois o futebol do GALÂO DA MASSA È VISTOSO e PRA FRENTE DENTRO OU FORA DOSA SEUS DOMINIOS. da lhe galoooooooooooooooo time das alterosas time que reconhecido em todo planeta, time em que ate outros torcedores passam a querer torcer por ele.

Deixe um comentário


.