publicidade


Quanto vai custar a Copa?

por janca em 20.jun.2011 às 16:41h

A resposta é impossível de ser dada. Nem o governo sabe quanto será gasto. A União trabalha com a hipótese _mais do que concreta_ de que se repita a experiência do Pan, quando o Rio imaginava gastar menos de 500 milhões de reais e acabou investindo, com ajuda do governo federal, quase 4 bilhões.

Antes de anunciar a intenção de flexibilizar as licitações e tornar sigilosos o orçamento e os gastos com o Mundial de 2014 e com os Jogos Olímpicos de 2016, a União percebeu que as cifras que tinha em mãos estavam bem defasadas.

Segundo planilha do Ministério dos Esportes, até a semana passada o investimento total previsto era de aproximadamente 24 bilhões de reais. Mas o governo federal trabalha com cifras muito superiores, que ultrapassam a casa dos 40 bilhões de reais.

Só com aeroportos, a intenção era investir quase 6 bilhões de reais. Os gastos, no entanto, podem ficar em 10 bi. Com os estádios, também se pretendia gastar pouco menos de 6 bilhões de reais, mas como todas as arenas estão aumentando seus orçamentos já se fala em mais de 8 bi.

O Maracanã, que deve receber a final da Copa, tinha sido orçado em pouco menos de 600 milhões de reais. A previsão oficial está em pouco mais de 900 milhões, mas o próprio governo trabalha com a cifra de 1,1 bilhão de reais porque, entre outras coisas, não incluiu estrutura de concreto e instalações elétricas na previsão de gastos.

O Mineirão, que briga para receber o jogo de abertura _Brasília está no páreo, São Paulo também, embora os paulistas tenham perdido fôlego nas últimas semanas_, tinha orçamento inicial na casa de 600 milhões de reais. As cifras já aumentaram cerca de 100 milhões. A Fonte Nova, na Bahia, subiu de 500 milhões para 600 milhões e agora está se aproximando dos 800 milhões de reais.

Mesmo o estádio do Corinthians, que segundo dirigentes da CBF não sai por menos de 1 bilhão de reais, tem números contraditórios. Andrés Sanchez, presidente corintiano, fala em 700 milhões de reais no máximo. Quem viver verá.

Como projetos de serviços em telecomunicações e saúde, entre outros, só devem ser apresentados em agosto, o orçamento da Copa, por mais que alguns queiram dizer o contrário, segue aberto.

Mesmo em setores como o de transporte, cujos projetos haviam sido finalizados e começam a ser modificados, os gastos devem subir dos atuais 12 bilhões de reais para 15 bi.

Apesar de não constar da pauta da Câmara no início dos trabalhos da semana, a questão do sigilo do orçamento e da flexibilização das licitações, aprovada na semana passada, é gravíssima. E ainda gera enorme discussão entre os parlamentares. Quem diria, enquanto Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que lutou contra a ditadura militar, hoje defende o sigilo, o também deputado ACM Neto (DEM-BA) é contrário, pedindo transparência, com um discurso muito mais lógico do que a da colega.

Implantar o sigilo é contrariar o que o próprio Lula prometera quando o Brasil se tornou sede da Copa. Que todos os gastos seriam divulgados para o público e o consumidor brasileiro. O ex-presidente mantém a posição, mas o governo Dilma Rousseff segue caminho oposto. Neste caso, segue mal. Se não sabe quanto vai gastar, que fiquemos sabendo das indefinições e, quando os investimentos forem feitos, que saibamos também os montantes, que instância do governo paga a conta, qual a participação da iniciativa privada, enfim, que haja transparência.

Se não ficaremos com o problema que o “Estadão” revelou sobre o estádio de Brasília, um dos que querem receber a abertura da Copa, que custará mais de 600 milhões de reais sem cobertura, gramado, traves, assentos e catracas. Dá para acreditar nos números apresentados? É assim que um orçamento sobe de 400 e tantos milhões de reais, como no Pan, para quase 4 bi… A história, infelizmente, se repete.

Tags: , ,

60 comentários para “Quanto vai custar a Copa?”

  1. Tarcísio Rezende disse:

    Nunca saberemos os gastos não é mesmo, sigilo total e absoluto, e ainda amparado por medida provisória. Brasillllllll !!!!

    • sandro luiz disse:

      E ainda nos dizem que vivemos em uma democracia, que DEUS nos ajude porque nossos politicos só querem encher seus bolços….

      • Rogerio disse:

        Concordo com quase tudo, já sabíamos que eventos no nosso “pais”, tem esta cara atraso, orçamentos de aumento galopante, etc… Porém a copa e a olimpíada revela para os brasileiros muito mais do que o desejo insano por papel moeda, revela o quão precário e este pais, sem estrutura mínima, não temos aeroporto, Porto, hotel, estádio, saneamento, hospital, escola, e por aí vai. Deixemos de lado, um pouco só, a preocupação com o viu metal, e desejemos que no final desta história tenhamos, aeroporto, Porto, hotel, estádio, saneamento, hospital, escola, cidadania, e por aí vamos. Despido de demagogias, já nos disse um político uma vez, que rouba mais faz, então que façam e depois arquem com osbprocessos que certamente serão impetrados pelo mps

        • janca disse:

          Rogério, concordo com você que a Copa e a Olimpíada representam uma oportunidade rara de melhorarmos a infraestrutura do Brasil, mas não podemos entrar no tal de “rouba mas faz”. Isso seria um absurdo. Temos que saber quanto vai ser gasto com os dois eventos, discutir o legado, pensar no contribuinte, levar um projeto sério adiante, não uma coisa bagunçada e cheia de brechas para suspeitas disso e daquilo como temos visto até aqui. Infelizmente todo o processo, tanto do Mundial quanto dos Jogos-2016, está sendo bem mal conduzido. Abs. João

      • Saraiva disse:

        Eles querem encher os “BOLÇOS” mesmo!!! Porque investir em escolas é um atraso….hahahaha… escrever BOLSOS com “Ç”… é demais….

  2. Atilio disse:

    E sabe quem vai pagar esta conta?, mesmo não tendo nada com isso???

    Os contribuintes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • ROGERIO disse:

      SEM DUVIDA ALGUMA!

    • Jayme disse:

      Infelizmente amigo é verdade, pagaremos o preço mesmo sem querer a copa aqui, e isso é jogada marcada a muito tempo para que politicos engordem as suas contas bancarias desviando verba dessas malditas obras!

    • marcio disse:

      O PIOR É QUE JÁ SABÍAMOS QUE SERIA ASSIM, PELA PRÓPRIA EXPERIÊCIA QUE ADQUIRIMOS, PELO FATO SERMOS BRASILEIROS. MAS NUNCA PODERÍAMOS EVITAR. NÃO SÃO SOMENTE OS POLÍTICOS QUE SE ENVOLVEM NESSA JOGADA. EXISTE TODA UMA PARCELA DA SOCIEDADE QUE TOMA PARTE DE TODOS ESTES ESQUEMAS. JÁ HOUVE UM DIA QUE EU FICAVA REVOLTADO QUANDO ALGUÉM FALAVA MAL DO BRASIL. ESSE TEMPO JÁ PASSOU……

  3. Brasileiro disse:

    *********V.E.R.G.O.N.H.A*********************

  4. anderson disse:

    Janca vc se informou corretamente o q regime de licitacao propoe??? Pelo q vc escreveu, vc se informou de algum jornal ou TV, mas nao da fonte…

    Esse e problema do jornalismo brasileiro: sensacionalista e mal informado!

    • janca disse:

      Claro que me informei, Anderson. O regime de licitação sendo flexibilizado tira a necessidade de apresentação prévia de um orçamento ou estimativa da obra, o que pode jogar o preço lá para cima. Além disso deixa um espaço para que o governo faça escolhas subjetivas, sem apresentar explicações sobre a escolha, o que pode beneficiar o apadrinhamento de determinadas empresas. Passando o sigilo, não saberemos quanto foi gasto nem em quanto o orçamento, que não para de subir, ficará. Abs.

    • Nilú disse:

      Acho que mal infomado esta vc !!!
      Nem é necessário , muita capacidade mental, para constatar o que está acontecendo e o que virá a seguir…
      Qual o seu real motivo para uma critica tão feroz, à uma materia, além de totalmente embassada, tão bem e educadamente escrita?

  5. ROGERIO disse:

    OS GOVERNANTES DESTA NAÇÃO, JA PERDERAM A VERGONHA A MUITO TEMPO

  6. Ricardo Delfin disse:

    Isso sem falar nos desnecessários elefantes brancos que estão sendo construídos como os Estádios de Cuiabá, Natal, Manaus e até Recife. Que equipe e que campeonato utilizará desses estádios após a Copa?? Por que não aproveitar o Arruda ou a Ilha do Retiro??? E porque a Jandira Feghali que esconder tudo da gente?? Eu sei que quem paga somos nós…e no final vai haver várias obras de emergência(SEM LICITAÇÂO) e teremos na Revista Forbes, vários novos milionários….empresários empreendedores? NÃO!!! POLÍTICOS CORRUPTOS!!! Não vamos votar nessa direita disfarçada de esquerda. Chega dessa cambada que já está no poder sem fazer nada!!

  7. E alguém aí espera transparência de um governo feito o brasileiro??? Em todo caso eu consegui imagens que mostram bem os custos das obras oficiais:
    http://x.aindamelhor.com/2011/06/18/maiores-obras-do-pac/
    entendam como e pra que eles querem o sigilo :lol:

  8. Elcias Teodoro disse:

    É sempre assim..”Não vamos usar dinheiro público….” hahahha…só o povo brasileiro que é bem idiota acredita nesse bando de animais sádicos que pastam no Congresso Nacional comendo o nosso dinheiro! Mas a culpa é somente nossa que ainda perdemos tempo acreditando nesse bando de lixo humano chamados de Políticos!!! O Brasil é uma piada!!!! R$40 Bilhões numa copa que vai durar 30 míseros dias e o pior de tudo é que não trará nenhum benefício para o Brasil!!!Acorda povo Brasileiro…olha a política do Pão e do Circo aí!!!!!

  9. Rogério Baciga disse:

    O governo de SãO Paulo falou que não,ia gastar com estádio,e quer abrir a mão de 400 milhões de imposto,será que para eu construir minha casa eles tbm vai abrir a mão de receber meu imposto?

  10. vai ficar conforme o interesse deles quanto, mais eles roubarem melhor pros ladrões que é que mais tem nos tres poderes e o poder paralelo que é a cbf comandada pelo ratasana mor que é ricardo terra texeira

  11. joaquim disse:

    Enquanto isso, hospitais lotados, faltanto médicos, gente morrendo.,
    Somos um Pais com Politicos desonestos, infelismente não temos condições de organizar um copa do mundo muito menos um Olimpiada..

  12. Edson Vieira disse:

    Sabe quem vai pagar a festa? Você,e ainda vai assistir a copa pela TV.

  13. Polaco disse:

    QUE SAUDADES DA DITADURA!NAQUELE TEMPO SÓ EXISTIA DITADURA PARA POLITICOS E ALGUNS SAFADOS QUE VIVIAM NAS TETAS DO GOVERNO E OS MILITARES ACABARAM COM A FESTA DESSES CORRUPTOS,MAS O POVO TINHA ESCOLAS DECENTES E O JOVEM TINHA UM FUTURO.HOJE,NÃO TEMOS ESCOLAS DECENTES O POVÃO VIVE NUMA DITADURA QUE DÁ GOSTO!DEMOCRACIA É SOMENTE PARA POLITICOS E O POVO SE FERRA O TEMPO TODO,TENDO QUE PAGAR ALTOS IMPOSTOS E NÃO TER EDUCAÇÃO,NÃO TER ASSISTENCIA MEDICA ADEQUADA.AGORA TEMOS QUE ASSISTIR ESSE SAFADO DO RICARDO TEIXEIRA E SEUS CUMPLICES,ROUBAR O DINHEIRO NOSSO,QUE SERIA PRA EDUCAÇÃO,HOSPITAIS,ETC…NÃO É POSSIVEL AS FORÇAS ARMADAS ASSISTIR TANTA ROBALHEIRA E NÃO FAZER NADA PARA PROTEGER O POVO.ESSA IMPRENSA TAMBEM É CORRUPTA PORQUE TEM MEDO.NÃO SOMOS UM POVO PACIFICO COMO DIZEM,SOMOS COVARDES ISSO SIM,UM POVO ALIENADO,CADÊ AS FARÇAS ARMADAS DESSE PAÍS QUE POR MUITO MENOS EM 1964 DEU UM GOLPE E ACABOU COM A BRINCADEIRA.

  14. Polaco disse:

    AGORA QUERO VER SE O JORNALISTA JANCA É CORAJOSO OU UM BUNDA MOLE COMO OUTROS,QUE TEM MEDO DE PUBLICAR O QUE O POVO PENSA,PUBLIQUE O MEU COMENTARIO ANTERIOR SE VOCE TEM HONRA!

  15. SHALON MAX disse:

    BOA NOITE AMIGOS !ISTO É QUE DÁ VOTAR EM PESSOAS INCOMPETENTES COMO ESTA TAL DE DILMA,QUE NUNCA EU DISSE NUNCA TEVE EXPERIENCIA EM ADMINISTRAÇÃO PUBLICA,NUNCA ESTEVE A FRENTE DE ALGUMA PREFEITURA OU ESTADO E SOMENTE FOI INDICADA PELO LULA POR SER “COMPANHEIRA” DE LONGA DATA DO MESMO.MAU..MAU SABE ADMINISTRAR SUA CASA E ALGUMAS SECRETARIAS DO GOVERNO !VOU APROVEITAR ESTA DEIXA DOS GASTOS DA COPA DO MUNDO PARA LEMBRA-LOS DA TÁTICA DOS POLITICOS QUE COMANDAM O BRASIL ATUALMENTE.MEDIDAS POPULISTAS ESTÃO SENDO TOMADAS PARA PERPETUAREM NO PODER E O POVO COITADO CAI NA ARMADILHA.PRIMEIRO COM AS BOLSAS “ESMOLAS” ,DISTRIBUINDO DINHEIRO QUE NEM O SILVIO SANTOS NO SBT E O PIOR QUE ELES RECEBEM SEM TRABALHAR,CRIANDO UM BANDO DE MALANDROS .SEGUNDO, ELES ESTÃO ABRINDO MILHARES DE UNIVERSIDADES NA JUSTIFICATIVA QUE TODOS TEM DIREITO DE TEREM CURSO SUPERIOR MAS ESQUECEM QUE TEM QUE INVESTIR NA EDUCAÇÃO BÁSICA.É ASSUSTADOR VERMOS NAS UNIVERSIDADES,A QUANTIDADE DE SEMI-ANALFABETOS FAZENDO CURSOS QUE ANTES SE EXIGIA ESTUDAR MUITO PARA CONSEGUIR ENTRAR….HOJE ATÉ CACHORRO FAZ MEDICINA OU DIREITO !AGORA VEM COM ESTA DE COPA DO MUNDO NO BRASIL SEM QUE NEM AO MENOS TEMOS ESTRUTURA PARA RECEBER TANTA GENTE…NÃO TEMOS HOSPITAIS,NÃO TEMOS TRANSPORTE,NÃO TEMOS ESTRADAS,NÃO TEMOS REDE HOTELEIRA APROPRIADA OU SEJA NÃO TEMOS NADA..E AGORA QUEREM MUDAR TODA A HISTORIA DO BRASIL EM PRATICAMENTE 2 ANOS E MEIO ..E O PIOR,ESTÃO ADIANDO CADA VEZ MAIS AS OBRAS A SEREM FEITAS PARA AS MESMAS SEREM REALIZADAS EM CARÁTER DE URGÊNCIA E NÃO TEREM A FISCALIZAÇÃO NECESSÁRIA ….SÓ FALTAM AGORA CRIAREM PARA O BRASILEIRO A “BOLSA CERVEJA” OU A “BOLSA PAGODE”PARA ALEGRAR DE VEZ A POPULAÇÃO E GANHAREM MAIS VOTOS…O BRASIL TODO ESTÁ SATISFEITO COM FILHO MÉDICO OU ADVOGADO(MESMO SENDO SEMI-ANAFABETOS),DINHEIRO NO BOLSO(MESMO NÃO TRABALHANDO),FUTEBOL COM JOGOS DA COPA DO MUNDO(MESMO SEM ESTRUTURA ALGUMA),MULHER E PAGAODE REGADO A CERVEJA !!!ISTO QUE É UM GOVERNO MARAVILHOSO !!!PRA QUÊ MORAR NA EUROPA OU ESTADOS UNIDOS …..BRINCADEIRA !!!!

    • JJonatas disse:

      - Como vc é otario em shallon max se sua MAE fosse eleita seria amesma coisa sua besta quadrada. Nesse pais não muda nada. Olha não dá para acreditar que vcs escreveu isso tudo, vá chupar mangas atraz do tanque.

      • Arynany disse:

        Digamos que realmente falta a infra estrutura, mais o que adianta mais?! já fomos considerados o pais que irá sediar a copa! O que eu mais tenho raiva é em saber que os médicos responsáveis por salvarem vidas ganhem tão pouco considerando os jogadores de futebol ”correndo atrás de uma bola” aff….. e muitos ainda os idólatra, isso sim que é burrice!!

  16. Daniel Santos disse:

    Troceram a copa para o Brasil para fifa ( safada )ganhar dinheiro o ex:presidente desse Pais mentiu pra todos no mundo dizendo que o páis é RICO eo não tem dinheiro a divida vai aumentar vão cobrar mais imposto para pagar esse merda de conta ( o dinheiro desse evento dava pra tirar todas as favelas desse pais AFRICA que VIVEMOS )
    O BRASIL NÃO É O PAIS DO FUTURO PROSPERO MAIS SIM DA POBREZA E DROGAS

    NEM DEUS SALVA O POVO DO BRASIL POR QUE ELES NÃO QUEREM SALVÃO MAIS O CARNAVAL ELES QUEREMMMM

  17. Daniel Santos disse:

    Troceram a copa para o Brasil para fifa ( safada )ganhar dinheiro o ex:presidente desse Pais mentiu pra todos no mundo dizendo que o páis é RICO eo não tem dinheiro a divida vai aumentar vão cobrar mais imposto para pagar esse merda de conta ( o dinheiro desse evento dava pra tirar todas as favelas desse pais AFRICA que VIVEMOS )
    O BRASIL NÃO É O PAIS DO FUTURO PROSPERO MAIS SIM DA POBREZA E DROGAS

    NEM DEUS SALVA O POVO DO BRASIL POR QUE ELES NÃO QUEREM SER SALVOS MAIS O CARNAVAL ELES QUEREMMMM

  18. cambito caçapava s.p disse:

    ISTO NÃO É INVESTIMENTO E SIM ROUBALHEIRA A MAFIA CBF…FIFA..ANDRES SANCHES…RICARDO TEIXEIRA…ORLANDO SILVA…LULA…DILMA….DEPUTADOS…VEREADORES DE SÃO PAULO…KASSAB…..IRÃO DEITAR E ROLAR E PARA POPULAÇÃO SOBRA AS CONTAS DESSES LADRÕES…LAMENTAVEL

  19. Isso é uma vergonha, Nós vamos pagar por tudo isso. Os politicos vão encher os bolsos de dinheiro e nós vamos ter que assistir em casa . Ingressos vão ser só dos ricos. Ou vai ter ingressos de 30 ou 40 reais ou até mesmo meia entrada. Vcs estão acabando com o nosso país cambada de corruptos sem vergonha.

  20. Polaco disse:

    NÓS OUVIMOS O TEMPO TODO A IMPRENSA PEDIR PARA QUE VOTEMOS NAS PESSOAS CERTAS,POIS BEM,QUEM SÃO AS PESSOAS CERTAS PARA VOTARMOS,SE EXISTE UMA TAL DE CONVENÇÃO DE PARTIDO,QUE TIRA O POLITICO BOM E MANTÉM O CORRUPTO PARA DISPUTAR O CARGO?PORQUE É NECESSARIO QUE O CANDIDATO A POLITICO SIGA A CARTILHA DOS PARTIDOS E OS PARTIDOS,NÃO SÃO FLOR QUE SE CHEIRA BEM.É DIFICIL VIVER COM TANTA SUJEIRA,DÁ NOJO,ANCIA DE VÓMITO,É INCONFORMAVEL,SÓ JESUS VOLTANDO PRA ACABAR COM TODA ESSA SAFADEZA,UM DIA QUEM ACREDITA NA VOLTA DE JESUS E OS QUE NÃO ACREDITAM TAMBEM VERÁ TUDO ISSO ACABAR.

  21. JULIA disse:

    É UMA VERGONHA, UM PAIS QUE NÃO TEM DINHEIRO GASTAR EM EDUCAÇÃO, SAÚDE PUBLICA, SANEAMENTO BÁSICO, PAGAR APOSENTADORIA PARA IDOSOS, GASTAR ( JOGAR DINHEIRO PUBLICO ) EM COPA DO MUNDO E OLIMPIADAS . PAIS DE 1º MUNDO??????????

  22. Fábio disse:

    Hipocrisia pura !!!! Porque nunca questionaram os gastos de milhares de reais que, sistematicamente acontecem no autódromo de Interlagos para receber uma única corrida de F1 por ano ??? Querem fazer Copa do Mundo modernizando as redes de Telecomunicações, Transporte terrestre, Aéreo, Modernização de estádios sem gastar nada??? Deixem de ser demagogos… Pra ficar apenas no esporte, outro dia li uma notícia de que a Inglaterra gastaria milhões de dólares na decoração de Londres para as Olimpiadas de 2012. O que veremos na imprensa brasileira depois das Olimpiadas de 2012? Que lá sim é um país de primeiro mundo, organização impecável, zelo pela coisa pública e tudo mais. Isso para não falar dos gastos públicos com um “simples” casamento !!! Emissoras (ESPN) que execraram a parceria Corinthians/MSI hoje transmitem jogos do Chelsea sem nenhuma critica. Pois é… interesse financeiro é tudo !!! Se é para ser crítico, tem que ser em todas as situações, não apenas quando convém.

    • Polaco disse:

      FÁBIO,NÃO É DEMAGOGIA,EU PARTICULARMENTE,TENHO A CERTEZA QUE HOJE NÃO NECESSITAMOS DE UMA COPA DO MUNDO NO BRASIL,PRA QUE COPA DO MUNDO?QUAL O RETORNO QUE IRÁ TRAZER PARA O POVO DE QUALQUER ESTADO QUE IRÁ RECEBER OS JOGOS?SE GASTARMOS R$40 BILHÕES NESSAS CONSTRUÇÕES O RETORNO FINANCEIRO SERÁ IGUAL OU SUPERIOR A ISSO?SE FOR,QUE GARANTIAS O POVO VAI TER QUE O GOVERNO CONSTRUA MAIS ESCOLAS,HOSPITAIS,ETC…?RESPONDA POR FAVOR?

      • Guilherme disse:

        Retorno? Nenhum, exemplos não faltam. Assim como duvido que as Olímpiadas trarão algo de bom ao Rio, como grande exemplo há Atenas que o país se ferrou todo pelos jogos de 2004 e agora está com o pires na mão.
        A grande verdade é que a conta desses grande eventos esportivos é altíssima e leva-se anos pagando por ela (Montreal levou 30 anos e Barcelona levou uma penca também), onde fica a grande pergunta, vale a pena se gastar tanto por uma festa de 15 dias, ficar com uma imensa conta que levará anos para ser quitada e ainda cheio de elefantes brancos que ninguém sabe como aproveitar depois?

  23. TRI MUNDIAL DOOM disse:

    Calma gente, é só a aposentadoria do RT E DO COLLOR, no final vai dar tudo certo, com o velho jeitinho brasileiro…

    AAAAA TEM UMA COISA Q PODEMOS FAZER JÁ Q O DINHEIRO SAIRÁ DO NOSSO BOLSO…

    INGRESSOS GRATUITOS!!!!!!!!!!!!!

    • Polaco disse:

      SAUDAÇÕES TRICOLORES,GOSTARIA DE TER ESSE ESPIRITO ALEGRE COMO O SEU,MAS É ISSO QUE ESSES CORRUPTOS QUEREM,QUE O POVO TIRE SARRO,SE DIVIRTA COM ESSES COMENTARIOS ENGRAÇADOS,ENQUANTO ELES ENFIAM A MÃO NO DINHEIRO QUE SERIA PARA FAZER ESCOLAS,HOSPITAIS,ETC…TEMOS QUE FALAR SERIO AS VEZES,PORQUE UM DIA O POVO VAI ACORDAR E ESSA CORJA CHAMADA DE POLITICOS IRÃO SENTIR NA PELE A REVOLTA DESSE POVO SOFRIDO COMO É O POVO BRASILEIRO.

  24. Celso de Matos disse:

    Que País é este ? Se na saúde, não conseguimos investir o necessário para que o povo tenham um tratamento digno ! Como investir tanto dinheiro para os preparativos para uma Copa do Mundo ? Já pagamos impostos demais. Governo não tem aonde explorar mais o povo com tanto impostos. Brasil deveria ter mais seriedade com o futuro de seu povo, melhorando hospitais, estradas e progredindo cada vez mais. Necessitamos ter homens sérios para que possam administrar bem o país e não esses que vemos ai. Quem sofre são todos nós.
    Shlmc001
    Montes Claros-MG

  25. Nilú disse:

    Nem Johann Carl Friedrich Gauss “O principe da matemática” se vivo fosse, conseguiria explicar esses numeros da Copa.
    Mas para mim, como a gestão futebolistica nada mais é que uma miniatura do governo deste país, fica difícil, muito difícil, pedir transparência!!!!
    Bote a boca no megafone, ou , os dedos no teclado, e não se deixe intimidar, certo?
    Os jornalistas, os bons e sérios, tem o poder de informar para tentar mudar esse país e futebol!!!

  26. Fábio disse:

    É isso mesmo…sou a favor de pegar todo o dinheiro que seria investido na melhora da infraestrutura do país para a Copa do Mundo e construir hospitais e centros de saúde pelo país afora. Depois colocamos médidos corruptos e parasitas como vimos ontem no Fantástico para “zelarem” pela coisa pública.

  27. janca, se nos brasileiros não nos unirmos para brecarmos estes ladrões dos tres poderes,onde na realidade eles são os professores da escola de crimes e não são punidos pois eles fazem as leis para se favorecerem e prejudicar o povo em geral seja rico ou pobre.esta copa veio pra deixar os cofres publicos vazios e os bolsos destes ladrões ricardo texeira e a corja de politicos e judiciario e execultivo mais cheios. ta na hora do povo ir as ruas e brigar por igualdade inclusise acabar com esta historia de imunidade parlamentar e outros beneficios cambada de vagabundos safados.

  28. Devalde Santana de Assis disse:

    Baseado em comentário do governo Canadence, país de 1º mundo, “Gastamos 32 Bilhões de Dólares, para patrocinar uma festa/Olimpíada de dois meses, e ficamos com uma dívida para pagar por mais de trinta anos, confesso que meu governo arrependeu amargamente” o comentário foi mais ou menos assim, estou preocupado com os gastos imediato que o governo vai ter, tendo em vista que a segurança pública vai mal, o transporte público péssimo, podemos dizer que faltam Hospitais médicos, escolas bons professores, nos podemos dizer que o Brasil está com a economia estabilizada e está mesmo, mas não podemos achar que o Brasil é infalíveis porque o que assistimos sempre rumores que a Europa não está bem das pernas é com uma economia globalizado, não deixa de ser uma preocupação, porque de estes país fizer um ajuste fiscal urgente as consequência será imprevisíveis eu não gostaria de ver o Brasil entrar nesta caixa de pandorra. Esta é minha opinião.

  29. Francisco Sales disse:

    quando temos votos comprados pelo pouco de comida.
    vcs querer mais o que.
    aproveita que no final da festa vai sobra tudo pra você.

    claro a conta!!!!!!

  30. joão disse:

    uhuhuhuh……caraca heinnnnnn……esta copa vaie ser boa para muita gente….mas muita gente mesmo..bota gente nisso…deputados…secretarios…vereadores..senadores…prefeitos..governadores. amis a banda podre que domina este pais…esta pais é uma vergonha..pais de corruptos..ladrõs de treno e gravata…uma copa e uma olimpiado aki no brasil é oque eles mais queriam…e como queriam..ai meu dinheirinho….não se surpreendam se os impostos começarem a aumentar…o pais entrar em crise….não se surpreendam…….

  31. vilson azevedo queiroz disse:

    e ainda tem gente defendendo esse monte de politico. é BRASIL MESMO…..RS

  32. Curioso é que o zé povinho só sai pra ruas pra pedir a liberação da maconha. Nunca vejo passeata contra a corrupção e os desmandos desses governantes safados.
    ACORDA BRASIL!!!!!!!

  33. LUis Roberto disse:

    Parabens a todos os brasileiros que estão embuidos na realização da Copa do Mundo de 2014, o Brasil tem que mostrar que é um dos principais países do mundo e parar de ficarmos sempre em segundo plano.

  34. Douglas disse:

    http://www.lancenet.com.br/minuto/Juvenal-consegue-bilhoes-entornos-Morumbi_0_465553620.html

    Juvenal consegue R$ 3,1 bilhões para obras nos entornos do Morumbi

    Presidente homologou acordo nesta terça-feira e decidiu a empresa que vai fazer as adequações de mobilidade urbana do estádio

    Alexandre Lozetti e Gabriel Saraceni
    Publicada em 19/04/2011
    Em São Paulo

    .

    - Hoje (terça-feira) foi homologada nossa obra de mobilidade urbana do Morumbi. De R$ 3,1 bilhões. Tenho impressão que quando falo assim vocês se espantam, estão acostumados com dirigentes arcaicos. Hoje foi homologada a concorrência e a vencedora chama-se Andrade & Gutierrez, com tecnologia da Malásia. Com Serra (governador) e Lula (ex-presidente), garimpei essa verba – explicou o mandatário.

    - A consolidação do Morumbi se dá nessa obra (nos entornos). Vocês não sabem, e não vou dizer, o que lutei para que essa obra se perenezasse – completou.

    Com a homologação, Juvenal agora aguarda que as obras no entorno do Morumbi comecem em até 30 dias. O prazo inicial, que provavelmente não será cumprido, é de que tudo esteja pronto em, no máximo, 30 meses.

    Entre as obras, está garantida uma calçada de 25 metros, revitalização da praça, monotrilho e canalização do córrego que passa por baixo do estádio. Tudo para melhorar e facilitar o acesso nos arredores. Outra garantia, esta já em execução, é o metrô.

  35. Nathan Mailer disse:

    Que vergonha!! Ainda bem que nao moro no Brasil
    Sds!

  36. Luiz disse:

    Está tudo muito vergonhoso. O cara-de-pau do presidente daquele timinho teve a ousadia de ir até a assembléia de SP, com o chapéu na mão, para pedir, indiretamente, dinheiro para construir o estádio CORNÃO. Janca, todo mundo está esquecendo-se de dizer que o único culpado por tudo o que está acontecendo no Brasil é o LULA. Como pode, um chefe de governo, fazer tudo o que fez, para ajudar o time pelo qual ele torce, construir uma estádio e, ainda, sediar a abertura dessa maldita copa do mundo, sem ao menos existir ainda? Por isso é que eu continuo dizendo aos torcedores de outros clubes, pelo Brasil afora: LULA NUNCA MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  37. Henrique disse:

    Aos que criticam os incentivos fiscais que colaborarão com a construção do Fielzão, que viabilizarão a abertura da Copa-2014 em São Paulo e que induzirão o desenvolvimento econômico, social e urbanístico da zona leste da cidade:

    Que tal iniciar uma grande campanha para que todos os adquirentes de automóveis com isenção de IPI emitam os respectivos DARFs no site da Receita Federal e auto-recolham o valor isento?

    Mais do que isso: que tal fazer uma campanha para processar os responsáveis pela concessão da isenção por improbidade administrativa?

    Incentivo para o Corinthians e para a zona leste não pode, mas para montadora de carro e para os compradores de carro pode?

    Os bilhões de reais que seriam arrecados com o IPI dos carros isentos não poderiam ser utilizados, por acaso, para construir hospitais e escolas, repavimentar ruas, pagar salários dignos às professorinhas?

    Cadê a coerência dos falsos moralistas anticorinthianos?

  38. Cecél Garcia disse:

    Com os canalhas custos de investimento nas Olimpíadas & Copa sem contar com as licitaçoes superfaturadas e fraudulentas que haverão e com o custo das propínas que serão cobradas pelas empreiteiras pelas suas atuações.

    Poderíamos resolver problemas como a mortalidade infantil do Vale do Jequitinhonha MG e a histórica seca dos estados do nordeste.

    Porém gritar gooooooooooooooooooooooooooooooool para a grande massa dos brasileiros é muito mais importante.

    Então…VIVA A CORRUPÇÃO & OS CORRUPTOS !!!

    Cecél Garcia

  39. Nelson Nedis santos de Jesus disse:

    É lamentável que os gestores públicos tratem com desrespeito o dinheiro público em construções de estádios, sendo que os únicos beneficiários serão as iniciativas privadas juntamente com às entidades esportivas: Exemplo disso é o Engenhão, que foi construído com dinheiro público que hoje pertence ao Botafogo(clube de futebol do RJ). Os 20 bilhões que será investido na copa 2014, teria que ser investido independente da copa, em, educação, infraestrutura, segurança pública, e criar junto aos municípios linhas de créditos para que os professores da rede municipal tivessem como pagarem a faculdade. Em um país com uma desigualdade social incomensurável se prima por construções de estádio com uma farsa de gerar empregos quando na bem verdade a realidade será antagônica, tanto na copa como pós copa. O país precisa construir, mas precisa lembrar de investir em educação, segurança pública, e procurar erradicar a corrupção.

  40. Nelson Nedis santos de Jesus disse:

    Moro em Porto Seguro BA, aonde existe bairros que não tem saneamento, as ruas não são pavimentadas, a EMBASA tem um péssimo atendimento, não há escolas com capacidade para acomodar os discentes, temos uma saúde pública e planos de saúde precários. Aí o governo está querendo ser bonzinho usando o dinheiro público,”é como dizia Maquiavel, quando quiseres ser liberal seja com o que é dos outros e não com o que é seu”, ou seja, mostrar liberalidade com o que não é nosso traz certas vantagens incomensuráveis. E o governo brasileiro sabe fazer isso, prova é, o investimento Bilionário que acarretará aos cofres públicos”nos bolsos de milhões de brasileiros(as)”. Esse investimento mostra uma realidade”vivemos em uma democracia disfarçada de FASCISMO” é tipo assim, o povo paga os impostos e o governo não tem comprometimento com a sociedade” a sociedade tem que trabalhar pra um estado mesocrático.

  41. SERGIO disse:

    O BRASIL É A NOVA GRÉCIA, A QUAL ORGANIZOU UMA OLIMPIADA EM 2004 E QUEBROU SUA ECONOMIA EM 2012 E OLHA Q O PRAZO ERA DE 30 PRA PAGAMENTOS DAS CUSTAS E MUITO ANTES JA QUEBROU, ISSO COM UMA OLIMPIADA SÓ, E O BRASIL COM DOIS EVENTOS PRATICAMENTE SIMULTANEOS, VAMOS LEVAR ATÉ 2050 PARA PAGAR A CONTA DESSES IRRESPONSAVEIS

  42. João Moura disse:

    A culpa dessa sacanagem toda não é deles não, a culpa é nossa ,do povo, pois morrendo de fome,morrendo nas filas de hospitais e outras porcarias mais vota em ladão, em chefe de quadrilha, em bandidos de todo tipo e não balança as estruturas oligárquicas desta pobre senzala nacional e é de pasmar como ficam felizes quando o time do coração ganha e se esquecem das dores.O poeta Gonzaguinha disse aproximadamente assim:” SE MEU TIME NÃO FOR CAMPEÃO AÍ EU FAÇO UMA REVOLUÇÃO”.

  43. o povo tem o que merece, eo povo nao entende que se deve reformular o sistema de saude , educaçao habitaçao , todos os politicos sao iguais , por que fazem parte de um sistema arcaico , defazado, viciado na corrupçao, vao pro inferno

  44. loane disse:

    ha a copa vai custar mais de 100 bilhoes de reais

Deixe um comentário


.